Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Cervejaria dentro de vinícola no RS é eleita pela 2ª vez a melhor do Brasil

Alem Bier ganha 12 medalhas no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Exatamente um ano após surpreender no Concurso Brasileiro de Cerveja, a Alem Bier, do Rio Grande do Sul, foi eleita novamente a melhor cervejaria do país nesta quarta-feira (8), em Blumenau (SC).

Localizada dentro da vinícola Monte Reale, em Flores da Cunha (RS), a Alem Bier faturou 12 medalhas no CBC, duas a mais em relação ao concurso de 2022. Foram quatro ouros (nas categorias brut beer, italian grape ale, wild beer e sour italian grape ale) e oito pratas.

Cerveja da Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), localizada dentro da Vinícola Monte Reale
Cerveja da Alem Bier, de Flores da Cunha (RS), localizada dentro da Vinícola Monte Reale - Divulgação

Curiosamente, a premiação acontece poucas semanas depois de uma polêmica envolvendo outras vinícolas gaúchas, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Trabalhadores foram resgatados em regime análogo à escravidão. As vinícolas envolvidas se solidarizaram aos empregados e informaram que a responsabilidade era de uma empresa terceirizada. A Aurora, que teve seu nome no caso, chegou a publicar uma carta aberta, na qual se disse envergonhada pelo caso.

Fundada em 2017, a Alem Bier produz estilos tradicionais, mas se destaca com rótulos envelhecidos ou com leveduras selvagens, algo que aprenderam justamente com a experiência adquirida no manuseio das uvas.

O rótulo Tannat Grape Ale (sour italian grape ale) também ganhou o prêmio Best of Show, ou seja, foi escolhido o melhor entre todas as amostras que participaram do evento.

Ao receber o prêmio Best of Show, o mestre-cervejeiro Carlo Mioranza da Alem Bier aproveitou para anunciar o lançamento do Clube de Cervejas da marca, o Black n' Gold Club. Mais informações no site clube.alembier.com.br.

Em sua 11ª edição, o Concurso Brasileiro de Cervejas foi dominado pelas cervejarias da região sul, que dominaram as cinco primeiras colocações.

Em segundo lugar ficou a também gaúcha Leopoldina —essa mais facilmente encontrada por aqui. Assim como a campeã, ela também teve 12 medalhas, com 4 ouros e 8 pratas. Mas o resultado da Best of Show desempatou o evento a favor da Alem Bier.

Em terceiro ficou a catarinense Big Jack, com 9 medalhas, seis de ouro e três de bronze. Completando o top 5 entraram a também gaúcha La Birra (10 medalhas, 4 ouros, 2 pratas e 4 bronzes) e a paranaense Sabores do Malte (10 medalhas, com 2 ouros, 3 pratas e 5 bronzes).

Para decidir a melhor cervejaria, cada medalha de ouro valem 3 pontos, a de prata, 2, e a de bronze, 1.

O CBC bateu neste ano o recorde de amostras recebidas. Foram 4.085 variações de 565 cervejarias, espalhadas por 25 estados do país.

Muitas das cervejarias premiadas no evento estarão disponíveis até sábado (11), no Festival Brasileiro de Cervejas, que acontece no Parque Vila Germânica, palco da tradicional Oktoberfest de Blumenau.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.