Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Corona Cero é a cerveja dos Jogos, mas os Jogos não sabem

Marca oficial está espalhada em outdoors de metrôs em Paris; não nas arenas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

Depois de um acordo firmado no início deste ano com o grupo AB Inbev, que no Brasil conhecemos mais como Ambev, a Olimpíada de Paris teria pela primeira um patrocinador global de cerveja.

Outras marcas já fizeram acordos locais no passado. Na recente competição em Tóquio, por exemplo, a Asahi foi a cerveja olímpica, mas não a nível mundial.

E após a negociação inédita, com valores não revelados, o maior grupo cervejeiro do mundo escolheu a Corona Cero para ser a sua representante nos Jogos de Paris.

Outdoor da cerveja Corona Cero em estação de metrô de Paris
Outdoor da cerveja Corona Cero em estação de metrô de Paris - Sandro Macedo/Arquivo pessoal

De fato, não é preciso se locomover muito para achar uma propaganda da marca. Seus outdoors estão espalhados em praticamente todas as estações de metrô —e são muitas— da capital francesa.

Se a propaganda é a alma do negócio, parabéns a todos os envolvidos.

No entanto, beber uma Corona Cero numa arena olímpica é quase tão difícil quanto ganhar uma medalha.

Antes mesmo da cerimônia de abertura, no dia 24 de julho, este blogueiro foi ao Stade de France —que será também a arena do atletismo— para acompanhar o dinâmico rúgbi 7.

Torneiras de Tourtel Twist e 1664, cervejas sem álcool mais populares nos Jogos Olímpicos de Paris
Torneiras de Tourtel Twist e 1664, cervejas sem álcool mais populares nos Jogos Olímpicos de Paris - Sandro Macedo/Arquivo pessoal

Em um intervalo, ao descer para o estande de comes e bebes, pedi uma cerveja no balcão.

"Só temos sem álcool", disse a atendente, quase pedindo desculpa. "Tudo bem, pode me dar a Corona Cero". Seguiu-se um breve silêncio, com uma expressão de dúvida da atendente. "Só temos sem álcool", repetiu.

"Qual é a cerveja?", questionei. Agora a dúvida era minha, já que achava que Corona Cero seria a única marca nas arenas. "Temos a 1664 e a Tourtel Twist, que vem com suco de limão". Apesar da curiosidade com a Tourtel, fui na popular 1664, marca mais vendida na França —as duas cervejas eram vendidas em tap, direto da torneira.

Outdoor da cerveja Corona Cero em estação de metrô de Paris
Outdoor da cerveja Corona Cero em estação de metrô de Paris - Sandro Macedo/Arquivo pessoal

A falta da Corona Cero poderia ser uma coisa pontual, afinal, não havia tido nem cerimônia de abertura. Pois, dois dias depois, este blogueiro cervejeiro teve a sorte de conseguir um ingresso para a tal abertura.

No evento, fui novamente aos comes e bebes, e pedi a Corona Cero. "Não, temos essas duas", replicou outra atendente, mostrando as mesmas torneiras de 1664 e Tourtel Twist.

Outros dois dias e a visita da vez foi ao estádio Parc des Princes, casa do Paris Saint-Germain, que recebe alguns jogos de futebol, como Brasil x Japão. Mais uma vez, os estandes gastronômicos mostravam a duplinha 1664/Tourtel.

Hotêl de Ville, principal fan zone olímpica em Paris? Nope, 1664 e Tourtel… e vinhos, veja só.

Quando já estava desistindo, eis que, em Roland Garros, vi o nome no cardápio ao lado do balcão, Corona Cero. Finalmente.

Assim, com a certeza da resposta, perguntei novamente para a atendente: "Tem Corona Cero?". "Temos", respondeu sorridente, apontando para as garrafinhas em 330 ml na geladeira.

Mas aqueles 330 ml custavam 9 euros, ou cerca de R$ 54,60. A 1664 era um eurinho a menos, pouco mais de R$ 48, mas em 500 ml, direto da torneira. Desta vez, pedi um refrigerante mesmo.

Em tempo, na Casa Brasil, fan zone brasileira no Parc de la Vilette, também temos Corona Cero... e coxinha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.