Cozinha Bruta

Comida de verdade, receitas e papo sobre gastronomia com humor (bom e mau)

O marmitex enigmático de Carluxo Bolsonaro

Fanáticos bolsonaristas enxergam mensagem cifrada no vídeo em que o filho 02 espanca o almoço com um garfo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando os filhos começam a crescer, aparecem os convites para brincar na casa desse ou daquele amiguinho. O programa, em geral, envolve almoço ou jantar. Aí vem a preocupação dos pais.

Será que a Valentina vai se comportar? Será que o Téo vai mastigar de boca aberta? Será que o Enzo vai torcer o nariz para a comida servida e obrigar a família da Catarina a fritar um ovo só para ele?

Fico aqui imaginando se o Jair, nosso futuro ex-presidente, fica aflito com os precários modos à mesa do filho Carlos, o zero-dois. Duvido, a julgar pela lambança que o papai Bolso faz com a farofa.

Em vídeo para as redes sociais, Carlos Bolsonaro dá repetidas estocadas com um garfo na comida de uma marmita
Em vídeo para as redes sociais, Carlos Bolsonaro dá repetidas estocadas com um garfo na comida de uma marmita - Reprodução

Carluxo ataca (literalmente ataca a garfadas) uma marmita, em vídeo divulgado no Twitter pelo perfil Bolsonaro TV –criado para divulgar um aplicativo homônimo, de paternidade nebulosa, que difunde o conteúdo joinha produzido pela família Bolso.

No filminho, Carlos não lança mão da habitual prosa surrealista. Ele está em silêncio, sentado, numa cozinha doméstica, diante de uma quentinha triste, feiosa e mal-ajambrada. Embalagem de isopor cheia até a tampa com arroz, carne, batata, macarrão e uns pedaços de carne, talvez feijão e farofa também.

O marmitex repousa sobre um prato de louça –o que causa certa estranheza, mas é a coisa menos estranha da postagem.

Contrariado com alguma coisa, Carluxo golpeia seguidamente a comida com o garfo, fazendo uma batata frita voar para fora da marmita. É tudo o que acontece nos cinco segundos do vídeo. Nada faz sentido.

Aliás, quase nada faz sentido nas publicações do tal Bolsonaro TV. São absurdas de propósito, assim os bolsominions buscam nelas um sentido oculto. A seita bolsonarista enxerga enigmas e mensagens cifradas em tudo, até na marmita do 02.

Acompanhar os comentários é tão divertido quanto assustador. "Código Morse? Quem sabe", pergunta dona Célia, que se define como uma "bisa do zap".

Algum Sherlock patriota parece ter desvendado a sequência de pontos e traços: é "AI-5" que Carlos batuca com o garfo. Logo, estão próximos o fechamento do Congresso e a consagração de Jair Bolsonaro como líder autocrata.

Há mais interpretações triunfalistas. Uma dá conta de que Bolsonaro estaria prestes a garfar os comunistas do Foro de São Paulo. Outra recorre a um provérbio: "Vingança é prato que se come frio".

A maioria dos militantes está totalmente desorientada. "Até um almoço virou enigma?" "Esses enigmas do PR estão me deixando louca!" "Nosso presidente continua a se comunicar com seu povo do único jeito que ele pode!"

O curto-circuito bolsominion deixa em deleite os "infiltrados" que também comentam a performance carlúxica.

"Não sabe nem usar um garfo esse cabeçudo desqualificado." "Nem um chimpanzé come desse jeito." Maldade.

Opositores também entraram na pilha de desvendar o enigma. "Marmita, camisa branca... parece que alguém vai ver Sol nascer quadrado", observa uma sagaz tuiteira.

Aí o vídeo começa a fazer sentido. Como as pessoas de fé costumam dizer, amém.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram e do Twitter.)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.