De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Descubra se você tem mentalidade de empresário ou assalariado quando investe em ações

O investidor de ações deve ter as mesmas qualidades que esperamos de um empreendedor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Considere um empresário que abriu um negócio no final de novembro de 2019, ou seja, há trinta meses. Usualmente, quando se inicia um empreendimento, a expectativa é grande. Assim como para aquele que inicia o investimento em ações. Entretanto, o empresário sabe que vai passar por dificuldades no caminho, mas o mesmo não ocorre com muitos investidores de ações. Costumo dizer que o investidor de ações precisa ter mentalidade de empresário. Mas o que quer dizer isto?

O investidor de ações deve ter as mesmas características que esperamos de empresários. REUTERS/Andrew Kelly/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

Você já conhece a evolução de nossa economia nestes últimos dois anos e meio. Sabendo disso, o que você esperaria do negócio e do empresário neste período? Você acha que ele deveria desistir agora ou já ter desistido antes? Você preferiria ser este empresário, ou receber salário dele todos os meses?

Quem tem mentalidade empreendedora é otimista por natureza. Principalmente, se for aqui no Brasil. Entretanto, não confunda otimista com ingênuo.

Apesar de ter grandes expectativas, aquele que monta um negócio sabe que vai passar por momentos difíceis, ou seja, ele precisa ter resiliência para suportar a volatilidade dos resultados. Precisa ter paciência e persistência para esperar que estes resultados apareçam. E eles podem demorar.

Esse empreendedor também tem de ser flexível para mudar o ritmo dos negócios com a flutuação do cenário e estar constantemente se capacitando.

Desde novembro de 2019, o principal índice de nossa bolsa de valores, o Ibovespa, subiu em alguns momentos, despencou em um determinado período, recuperou-se desta queda, mas, no final não se valorizou nada em todo o período. Enquanto quem investiu no CDI ganhou 12,3% no mesmo período, ou seja, uma média de 0,39% ao mês.

Usualmente, o rendimento do CDI é considerado baixo, mas ele é como o salário, ou seja, cai na conta todo mês.

Agora reflita, como você se comportou em todo este período que investiu em ações? Você teve e ainda tem mentalidade de empresário?

Não há nada de negativo em ser um trabalhador assalariado. Tem muitas vantagens. Em vários casos é até melhor que ser o empreendedor, assim como também é para aqueles que são conservadores e que investem na renda fixa. Você vai receber todo mês o combinado.

Antes de investir, é fundamental reconhecer sua personalidade de investidor.

Essa analogia é muito importante para evitar frustrações nos investimentos de risco. Não dá para investir em risco e esperar resultado no curto prazo. Às vezes pode demorar anos. Pode até não ocorrer. Um empresário sabe disto.

Você precisa se conhecer e entender qual seu perfil de investidor. Conhecendo seu perfil, vai evitar frustrações que usualmente ocorrem com quem investe em ações ou alternativas de risco, mas tem o perfil conservador.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.