De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Ao escolher seu fundo de ações, cuidado com aqueles que mais se valorizam

O fundo melhor classificado em um período, usualmente, não é o mesmo do período seguinte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por falta de conhecimento e ferramentas, o retorno acaba sendo o critério fundamental na escolha de fundos de ações. Investidores, usualmente, classificam os fundos nas plataformas pelo desempenho e escolhem o primeiro com maior retorno. Se retorno é o único critério disponível, considere duas outras métricas adicionais para evitar frustrações.

O fundo melhor classificado em um período, usualmente, não é o mesmo do período seguinte. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK501 - REUTERS

Quem não desejaria ter o retorno dos produtos que tiveram o melhor desempenho no passado?

No entanto, é importante entender que este retorno é passado. Se você aplica em um produto agora, o que você ganha é o que será apresentado no futuro.

O grande problema da seleção baseada apenas na classificação passada é que a cada período vai haver um novo primeiro lugar, e dificilmente ele se repete.

Muitas vezes, o primeiro lugar de um semestre passa a ser o último do semestre seguinte e vice-versa.

O erro está em acreditar que desempenho passado se repete. Pode até acontecer, mas como é dito nos rodapés dos produtos, não é garantido.

A métrica de retorno não é adequada para classificação.

Assim, a melhor informação que você pode extrair do retorno é a variabilidade dele, ou seja, o risco.

Costumo dizer que quando você investe em um fundo de ações, você não compra seu desempenho passado, mas apenas seu risco, ou a variabilidade usual que ele teve.

Assim, melhor que olhar apenas para os que subiram mais, olhe a variabilidade do desempenho em períodos menores. Por exemplo, a de retornos mensais.

Atualmente há plataformas gratuitas nas quais você pode extrair informações de variabilidade ou risco. Por exemplo, a Mais Retorno.

Prefira os fundos que tiveram melhor controle de risco.

Assim, em vez de preferir os que ganham mais quando o índice sobe, prefira os que perdem menos quando o Ibovespa cai.

Lembre-se, se um ativo se desvaloriza 50%, ele precisa subir 100% para repor o valor perdido. Ou seja, se proteger de perdas faz você recompor mais rápido o portfólio e acumular mais no futuro.

Não é à toa a celebre regra de Warren Buffett: Regra No 1 – nunca perca dinheiro; Regra No 2 – nunca esqueça a Regra No 1.

Outra métrica baseada em retorno é a consistência, por exemplo o número de meses que o fundo tem retorno positivo em relação ao número de meses em que ele tem retorno negativo.

Procure investir em fundos de ações com uma relação de 1,5. Ou seja, o número de meses com retorno positivo supera os negativos em pelo menos 50%.

Um investimento que fica oscilando muito entre positivo e negativo traz uma experiência ruim e, eventualmente, você pode acabar não suportando e saindo quando está próximo de uma nova alta.

Destaco que quando avalia produtos muito antigos, é importante avaliar se estas métricas estão piorando muito com o tempo.

Ressalto, novamente, que retorno não é adequado para se avaliar um fundo.

O ideal é se avaliar os 5 Ps do fundo, mas entendo que, muitas vezes, investidores em geral não possuem ferramentas para isso e regras simples podem ajudar na escolha.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.