De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Selic

Com o fim da eleição, entenda se você deveria comprar dólar para se proteger

Muitos confundem desejo de proteção com o de apostar e acabam se frustrando com a oscilação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terminada a incerteza sobre quem será o novo presidente, vem agora a dúvida sobre o que o novo presidente irá fazer. Nesta semana, recebi vários questionamentos se seria conveniente comprar dólar neste momento para se proteger. Explico abaixo como você dever refletir para responder a esta pergunta.

Muitos confundem desejo de proteção com aposta e acabam se frustrando com a oscilação. REUTERS/Jo Yong-Hak ORG XMIT: FW1 - REUTERS

O primeiro ponto a se considerar é a real justificativa para o investimento.

Muitos justificam a dúvida de comprar de dólar pelo propósito de proteção, mas na verdade gostariam mesmo é de apostar que o Real se desvalorizaria.

Para entender se sua justificativa é de proteção ou de aposta, se faça as seguintes perguntas: de qual risco a compra de dólar te protegeria? Você quer comprar dólar, pois quer apostar que o Real vai se desvalorizar?

Lembre-se, câmbio é um instrumento de risco que possui grande oscilação de preços no curto prazo. Se você quer se proteger de oscilação de preços uma alternativa é migrar para ativos referenciados ao CDI que possuem baixa oscilação de preços.

Entretanto, há justificativas com o intuito de proteção. Por exemplo: Você tem passivos em dólar? Há algum plano de morar no exterior e a moeda que representará seus custos é o dólar? Possui ativos de risco com correlação negativa com o dólar?

Estas seriam justificativas para a compra da moeda externa como forma de proteção. No entanto, a eleição não deveria interferir na decisão.

Por exemplo, se você tem compromissos em dólar, você já deveria ter o hábito de comprar um pouco periodicamente como proteção. Afinal, o fato de você não comprar, significa que você está fazendo uma aposta de que o Real se valorizaria.

O mesmo raciocínio vale para o caso de se ter plano de se mudar para o exterior.

Também pensando em proteção, uma justificativa a se comprar dólar é se você tem exposição em bolsa brasileira. A correlação do dólar com o Ibovespa nos últimos vinte anos é de -0,64. Isso significa que usualmente quando a bolsa cai, o dólar sobe. Como ambos tendem a ter variação positiva no longo prazo, ter os dois no portfólio é uma boa estratégia para o longo prazo, pois reduziria a volatilidade e elevaria o retorno.

Mas o que não seria uma justificativa e que usualmente é utilizada?

Alguns justificam que com uma possível desvalorização do Real, seu poder de compra poderia ficar comprometido.

Se sua resposta é que você deseja se proteger de um aumento na inflação por causa do repasse a esta em caso de elevação do câmbio, então comprar dólar não é a melhor resposta no longo prazo.

Nos últimos quinze anos, o dólar se valorizou 5,6% ao ano. A variação do IPCA no mesmo período foi de 5,9% ao ano. Nestes quinze anos, passamos por diversas crises internas e externas. Mesmo assim, comprar dólar foi um pior investimento que por exemplo investir em CDBs referenciados ao IPCA por todo esse período.

Agora, se seu objetivo não é proteção, mas apostar na desvalorização cambial, lembre-se de considerar que o mercado costuma antecipar parte dos possíveis cenários negativos. Na última semana, o dólar já se valorizou mais de 2,5%.

Assim, se você é um investidor de longo prazo, pretende permanecer no país e não tem passivos em dólar, há outras maneiras para se proteger no longo prazo do que comprar dólar. Títulos referenciados ao IPCA seriam uma melhor alternativa de longo prazo,

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.