De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Antes de investir, todos deveriam entender este conceito

Se você não sabe avaliar um ativo e decide sozinho seus investimentos, você está apenas jogando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É muito simples entender porque muitos caem em armadilhas financeiras. A maioria dos indivíduos busca por uma dica, pelos três ativos que você não pode deixar de investir este mês, pela forma como obter ganhos explosivos ou simplesmente pelo investimento que proporciona 3% a 5% ao mês de renda extra. Queremos o que é fácil e rápido. Você já sabe que todas estas promessas não passam de mentiras, mas ainda assim, bate aquela dúvida. E se for verdade. A dúvida ocorre, pois te faltam alguns conceitos básicos. Hoje, vou explicar um deles.

Se você não sabe avaliar um ativo e decide sozinho seus investimentos, você está apenas jogando. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK509 - REUTERS

Costumamos ver nos filmes personagens que enriquecem rápido, ou ouvimos falar que o amigo de um amigo fez um investimento e ficou milionário em pouco tempo. Sim, é possível, mas pouco provável. O crescimento da indústria de criptoativos adicionou mais sonhos ao imaginário dos investidores.

Já vou avisando, o que vou falar não é fácil, não é simples e não é o que você está buscando. Entretanto, é o que você precisa.

Há três conceitos que todos deveriam se esforçar para aprender antes de investir. O primeiro deles é o conceito de avaliação de ativos.

O renomado investidor, Warren Buffett já dizia:

Lição 1: "Preço é o que se paga, valor é o que se leva".

Já na primeira página de seu livro, Avaliação de Investimentos, Damodaran afirma:

Lição 2: "Todo profissional de investimentos sabe que não se deve pagar mais por um ativo do que ele vale."

Esta afirmação também parece óbvia para você?

Convenhamos, não precisava ser ninguém famoso para falar isso, certo? Então, responda a próxima pergunta.

Se o preço de mercado é conhecido, o que é necessário para que qualquer um não cometa o erro de pagar por um ativo mais do que ele vale?

Isso mesmo. É necessário calcular qual o valor justo do ativo.

Como afirma Damodaran no início da segunda página de seu livro:

Lição 3 "O preço de um ativo não pode ser justificado pelo simples argumento de que existem outros investidores que pagariam aquele preço".

Quantas vezes você viu o preço de um ativo como ação, imóvel, commodity ou criptoativo subindo e pensou: será que está na hora de comprar?

Sempre que você tiver esse pensamento, volte à Lição 2. Agora se pergunte: qual o valor do ativo? Ele é realmente maior que o preço? Estou cometendo o erro apresentado na Lição 3?

Se você não sabe avaliar um ativo e decide sozinho seus investimentos, você está apenas jogando com seu dinheiro. Pode até dar certo, como qualquer jogo.

Se você carrega uma carteira de ações, algumas delas, possivelmente, com perdas e não fez o dever de casa de avaliar o valor antes de investir, provavelmente, errou nas três lições que mencionei. Na maioria das vezes, você está contando com que exista outro investidor que, finalmente, pague o preço que você pagou e assim te alivie o peso da incerteza do jogo.

Volte para o começo ou peça a ajuda de um especialista. Você precisa ter uma boa justificativa para o valor de cada ativo.

Eu leciono e realizo avaliação de investimentos por mais de duas décadas. Posso afirmar que quando você aprende o básico, já é capaz de se livrar de muitos erros nos investimentos.

Eu aprendi trabalhando, ou seja, com colegas de trabalho na gestora de um banco me ensinando. Entretanto, foi com Damodaran que os fundamentos foram solidificados. Você também precisa de uma fundação sólida.

Já expliquei alguns conceitos básicos de avaliação nesta coluna. Mas, você também pode aprender direto da fonte, ou seja, com o Damodaran, assim como eu fiz e gratuitamente. Seus cursos estão disponíveis de forma gratuita em sua página da Universidade de Nova no link.

Bons estudos!

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.