De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu petrobras

Empresas pagadoras de dividendos foram um dos piores investimentos em ações da última década

Índice de dividendos formado por empresas de 46 países obteve um dos piores retornos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando pensamos em investimentos em ações, um dos primeiros interesses que surge é viver de renda com o recebimento de dividendos. Muitos sonham em receber um "salário" sem fazer nada. Esse anseio traz a percepção de que ações que pagam dividendos são os melhores investimentos.

Nesta semana, esse interesse aumentou ainda mais com o anúncio de um grande pagamento de dividendos por parte da Petrobras. No entanto, será que investir em empresas pagadoras de dividendos foi a melhor decisão de investimento em ações?

Índice de dividendos formado por empresas de 46 países foi pior investimento em ações. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK514 - REUTERS

A empresa de construção de índices MSCI faz uma segregação das empresas de acordo com suas características financeiras e apresenta em seu site os resultados passados de cada uma dessas segregações.

No site da MSCI, as empresas são divididas em seis fatores: crescimento, valor, dividendos, momento, mínima volatilidade e qualidade. A MSCI agrupa as ações que possuem características em comum e forma um índice para cada uma dessas características ou fatores.

Além de separar esses fatores, ela também apresenta dois outros agrupamentos para as ações, um baseado em ponderação igual e outro por valor de mercado.

No material de divulgação de cada um desses fatores, encontramos os critérios utilizados para segregar as empresas nessas características.

Por exemplo, para formar o índice que constitui o fator dividendos, ela considera as empresas que pagam os dividendos mais altos e, ainda, considera se esses dividendos são sustentáveis e persistentes.

Será que ações de empresas com altos dividendos, sustentáveis e persistentes foram capazes de resultar em melhor retorno no longo prazo?

Tabela de retorno total dos índices constituídos por empresas de 46 países e produzidos pela MSCI.
Recorte do site da MSCI com tabela de retorno total dos índices constituídos por empresas de 46 países e produzidos pela MSCI. Fonte: https://www.msci.com/factor-index-scorecard - Michael Viriato

A figura acima apresenta o retorno para os índices formados pelas empresas de 46 países desenvolvidos e emergentes.

É importante ressaltar que o retorno é constituído tanto pelo ganho de capital como pela rentabilidade de dividendo.

O resultado mostra que o índice de dividendos foi um dos piores investimentos em ações dentre todos os fatores no período de 10 anos. Só ganhou de você simplesmente comprar todas as ações ponderadas de forma igual e de ações de valor.

Todos os outros fatores tiveram melhor resultado.

Mesmo com a recente crise que vivenciamos no mercado de ações, também no curto prazo, ou seja, em 12 meses, o índice que agrega empresas pagadoras de dividendos foi o pior. O investimento em dividendo perdeu até de você não fazer qualquer seleção e apenas dividir em todas as ações de forma igual.

Perceba que o fator ou característica comum nas empresas que produziu o melhor resultado e de forma mais consistente foi o fator qualidade.

Todos concordam que o mercado acionário é um investimento de risco, mas com potencial de valorização no longo prazo. Entretanto, ao contrário do que a maioria imagina, você não está necessariamente melhor nesse mercado por investir em empresas pagadoras de dividendos.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.