De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Você já considerou esse risco no investimento imobiliário?

Conhecer os riscos do mercado imobiliário é tão assustador quanto ler bula de remédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você acreditaria na possibilidade de perder mais de 40% em um ano na aquisição de um apartamento usado? Eu nunca imaginei o risco desta variação em tão pouco tempo. Sempre alerto dos riscos, mas não sabia que poderia chegar tão longe. Talvez você diga: "mas, isso não pode ocorrer aqui onde eu moro". Acredito que eu e este indivíduo que perdeu pensávamos de forma similar a você.

SÃO PAULO, SP, 17.08.2023 - Rua Conselheiro Nébias. Ruas ocupadas pela cracolândia no último ano que tiveram desvalorização no preço dos imóveis. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO) - Folhapress

A maioria das vezes que menciono os riscos do mercado imobiliário, recebo sempre críticas de pessoas que tiveram sucesso em investimentos no setor.

Usualmente, criticam que eu sou viesado por afirmar que a renda fixa é muito mais segura e tem um melhor balanço de retorno por risco.

Como já mencionei outras vezes, o risco não deixa de existir só porque você foi bem-sucedido.

Normalmente, as pessoas que foram malsucedidas em um investimento não comentam, por motivos óbvios. Mas, já recebi e-mails de relatos.

Não preciso ir longe. Um dos casos é de um amigo próximo. Sua família comprou imóveis em lançamento de uma incorporadora que construía na região da Vila Olímpia. A incorporadora quebrou e a briga se arrasta por mais de 10 anos.

Fico surpreso quando vejo investidores receosos em adquirir um CDB com garantia do FGC, mas compram imóvel com valor que se aproximam ou ultrapassa R$ 1 milhão, na planta e de incorporadora que nem possui balanço público ou auditado.

É muita coragem. Ou ignorância. Esta última costuma ser uma bênção quando tudo dá certo.

Mas, o caso relatado na reportagem de ontem da Folha de São Paulo chama a atenção para outro risco.

Moradores da região do centro da cidade que até um ano estavam distantes da Cracolândia até alguns anos têm observado os preços de seus imóveis, que já estavam baixos, despencarem.

Outra reportagem da Folha de sexta-feira descreve como a região afetada já foi equivalente a regiões da Faria Lima, Moema, Higienópolis e Paulista.

Eu moro na região da Paulista. Eu e os moradores de Higienópolis estamos a uma hora a pé da região afetada no Centro. Será que estamos livres de qualquer risco?

Esse risco é apenas um dos diversos riscos de investimentos em imóveis. A maioria dos investidores desconhece os riscos envolvidos ou mesmo sabe como isso pode afetar seu patrimônio.

Conhecer os riscos do mercado imobiliário é tão assustador quanto ler bula de remédio. Talvez, por isso muitos preferem tomar o remédio sem ler a bula.

Deixo o leitor com uma pergunta para reflexão: Qual proporção máxima de seu portfólio seria adequada para alocar em um ativo que pode perder 10% a 30% de valor em um ano?

Por isso, afirmo com convicção que investimentos de renda fixa são muito mais seguros e mais apropriados para investidores conservadores que a aquisição de imóveis.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.