De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Selic juros inflação

Nos últimos 2 meses, alguns títulos e fundos de renda fixa foram negativos; entenda o que fazer

Forneço três razões para você não vender seus títulos referenciados ao IPCA neste momento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando investimos em renda fixa, usualmente, queremos retorno positivo e acima do CDI todos os meses. Entretanto, isso só é possível em CDBs referenciados ao CDI, pois não são marcados a mercado. Mas, isso é apenas um efeito de como eles são marcados ou precificados e não um reflexo da ausência desta oscilação. Explico a marcação a mercado e três razões por que não é o momento de "jogar a toalha" de sua renda fixa pelo retorno negativo.

Forneço três razões para não vender seus títulos referenciados ao IPCA neste momento. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK505 - REUTERS

Existem duas formas para atualizar o valor diário de títulos de renda fixa: marcação na taxa de aquisição e marcação a mercado.

Um título marcado na taxa de aquisição nunca apresenta retorno negativo até seu vencimento. Nos acostumamos com esse tipo de marcação em CDBs e todo o restante parece ter risco. Entretanto, o risco é o mesmo, inclusive a rentabilidade, como explico a seguir.

Na marcação a mercado, o preço de um título hoje é dado pelo valor presente dos fluxos futuros. A taxa de desconto não é necessariamente dada pela taxa de aquisição, mas pela taxa de juros de mercado.

Essa taxa de juros de mercado sofre oscilações conforme o humor dos investidores diariamente. Assim, também ocorre com o preço. Entretanto, isso é apenas ruído.

O ponto a entender é que não importa se o título é marcado a mercado ou na taxa de aquisição, o retorno até o vencimento será o mesmo.

Portanto, o investidor que vende um título ou fundo depois que ele sofre com uma marcação a mercado desfavorável, deixa de ganhar de volta um ganho que já é certo.

Repito para enfatizar. Existe um ganho certo e o investidor que vende no momento desfavorável, joga fora um ganho certo.

Esse movimento é ainda pior quando esse prazo médio do produto é próximo ou menor de cinco anos.

Renda fixa não é como renda variável. Quando se tem uma rentabilidade negativa em ações, essa rentabilidade pode nunca se recuperar. Portanto, é preciso ter muito mais cuidado.

Entretanto, em renda fixa, basta ter paciência que o ganho será recuperado. Assim, só há uma forma de realmente perder na renda fixa que é vendendo no momento desfavorável.

Adicionalmente, o momento é muito mais propício para essa recuperação por causa de três fatores: IPCA é sazonalmente maior nos próximos meses, o CDI deve ser bem menor nos próximos 12 meses e a taxa de juro dos títulos ou fundo que você possui subiu e sazonalmente ela passa por um momento mais favorável nos próximos seis meses.

Meses Média Retorno IMAB-5 Média de IPC-A
Novembro 0,96% 0,63%
Dezembro 1,45% 0,71%
Janeiro 1,36% 0,67%
Fevereiro 1,08% 0,66%
Março 0,96% 0,61%
Abril 1,03% 0,53%
Acumulado 7,03% 3,87%
Maio 0,68% 0,41%
Junho 0,80% 0,31%
Julho 1,17% 0,36%
Agosto 0,79% 0,29%
Setembro 0,83% 0,38%
Outubro 0,98% 0,56%
Acumulado 5,36% 2,34%

Observe a tabela acima, ela mostra o retorno médio mensal do IPC-A e do IMAB-5 (índice dos títulos de renda fixa referenciados ao IPCA de menos de cinco anos) nos últimos vinte anos.

Sazonalmente o IPCA e o IMAB-5 se apresentam melhores nos seis meses seguintes a partir de novembro que os seis meses seguintes a partir de maio. Compare o retorno acumulado de ambos os períodos de seis meses.

Portanto, você acaba de passar, provavelmente, pelo pior período que é quando o IPCA costuma ser menor e onde temos mais aversão a risco no mercado. Não estamos no momento de trocar este indexador, pois o período que costuma ser mais vantajoso vai se iniciar.

Também, a alternativa de troca para o CDI não faz sentido, pois este indexador já entrou em ciclo de queda e deve cair até 10% ao ano em meados do próximo ano.

Um retorno de IPCA+6% ao ano, com uma inflação esperada de 4% ao ano ou superior, se mostrará mais favorável para títulos referenciados ao IPCA do que ao CDI.

Portanto, o mais recomendado no momento que segure a ansiedade pelo resultado negativo de sua renda fixa no curto prazo, pois, pela matemática da precificação dos títulos, este resultado de curto prazo será recuperado. Adicionalmente, os títulos referenciados ao IPCA sempre trouxeram resultado bem superior ao CDI nos momentos de corte da Selic como o que vivenciamos agora.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.