De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Selic

Qual o melhor investimento?

Explico o que caracteriza uma aplicação como melhor investimento e como escolher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Frequentemente recebo e-mails com apenas essa pergunta: qual o melhor investimento? Supostamente deveria ser algo fácil de se responder, pois os investidores, usualmente, colocam como restrição apenas um fator. Explico o que considerar como melhor investimento e como escolher.

Explico o que caracteriza uma aplicação como melhor investimento e como escolher. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK508 - REUTERS

Antes, vou contextualizar, pois acredito que muitos não entendem a dificuldade da pergunta.

Talvez meu colega e excelente articulista da coluna Cozinha Bruta, o Marcos Nogueira também tenha recebido a pergunta similar: qual a melhor comida? Marcão, não sei se você já respondeu a esta pergunta. Gostaria de ver um artigo seu respondendo essa questão em futuro próximo. Acredito que vai ter alguma similaridade com minha resposta.

Talvez você afirme: mas não é possível responder essa pergunta para comida, apenas com investimentos. Se você tem esta visão, talvez, você entenda mais de comida do que de investimentos.

Então, vamos às explicações. Primeiro, precisamos responder a outra questão: o que qualifica uma aplicação como o melhor investimento?

A maioria das pessoas qualifica um investimento como o melhor se ele tem o maior retorno. Infelizmente, esse retorno só é conhecido ex-post, ou seja, depois de ocorrido.

Como já abordei na semana passada, comprar o investimento de maior retorno nos últimos seis meses pode até ter apresentado um bom rendimento no longo prazo, mas não foi o melhor no período passado.

Também, por várias vezes, aquela aplicação que foi a melhor nos últimos seis meses acaba sendo a pior nos meses seguintes.

Queremos a melhor aplicação para o futuro, pois não ganhamos com o passado.

Entretanto, não se iluda, tudo o que possui uma expectativa de retorno maior que o CDI, carrega algum tipo de risco.

A frase correta não é com mais risco se tem mais retorno. O correto é com mais retorno se tem mais risco.

Daí vem a grande questão. Não é o retorno que se compra, mas sim, o risco.

A busca incessante pelo melhor retorno vai resultar apenas em armadilhas. Você vai cair nas estórias de quem "supostamente" ficou milionário ou poderia ter ficado se tivesse feito algo.

Assim, a maioria que segue na de buscar pelo melhor retorno cai incessantemente em armadilhas de risco e perde parte considerável do portfólio. Nunca pergunte qual o melhor investimento para qualquer pessoa. A resposta dificilmente será aquilo que vai ser o melhor para você.

O melhor investimento não deve ser escolhido como aquele que vai ter o melhor retorno, pois isso é impossível de se responder. Mas, qual a aplicação que tem o risco que se adéqua ao seu perfil de investidor e as suas restrições de horizonte de investimento e liquidez.

Qualquer aplicação que se mostre como a melhor do ano ou dos próximos 10 anos vai ter passado e vai passar por péssimos momentos ao longo do período.

Logo, seu perfil de investidor deve estar adequado para que você suporte as oscilações.

Também você deve ter uma necessidade de horizonte de investimento e liquidez adequados ao prazo da aplicação.

Caso contrário, pode ter de vender justamente em um dos péssimos momentos que essa melhor aplicação vai enfrentar.

Logo, pare de ficar procurando o pote de ouro no fim do arco-íris dos investimentos.

A pergunta adequada é: qual investimento se adéqua mais a você? Para respondê-la, o primeiro passo é você se conhecer e realizar um planejamento financeiro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.