De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Selic juros inss

A maioria investe no produto errado de previdência privada

A escolha do indexador errado pode custar caro para o investidor no longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se pensa em previdência privada, a maioria dos investidores busca agir de forma conservadora. Embora a previdência seja um produto com horizonte de longo prazo, esse pensamento não é de todo errado. Entretanto, a maioria falha em entender o que significa ser mais conservador no longo prazo.

A escolha do indexador errado pode custar caro para o investidor no longo prazo. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK510 - REUTERS

Depois de meu artigo de sábado passado, recebi alguns e-mails questionando qual o melhor produto de previdência privada para aplicar e aproveitar o benefício fiscal de se pagar menos IR. Assim, escrevo para explicar o que você deve procurar.

Na busca de um produto mais conservador, a seleção dos investidores se restringe a apenas um fator: a variabilidade de retorno, ou seja, o indicador chamado volatilidade.

De forma geral, os investidores temem a oscilação de retorno mês a mês. Nesse sentido, a grande maioria seleciona produtos de previdência referenciados ao CDI.

Quase 84% dos produtos de previdência privada no Brasil são de renda fixa. O problema não é investir em renda fixa, mas a escolha errada de indexador.

O CDI não é a escolha mais segura como vou explicar abaixo, nem possui o melhor desempenho dentre as escolhas de renda fixa. Para piorar, muitos produtos de previdência acabam rendendo abaixo do CDI, pois aplicam apenas em títulos públicos referenciados à Selic e a taxa de administração reduz o retorno.

O produto de previdência privada é um investimento com horizonte de longo prazo. No investimento em renda fixa para o longo prazo, você deve ter dois objetivos: proteção para a inflação e garantia de um ganho real.

O CDI não é um indexador que garante a reposição da inflação, nem é capaz de garantir que o investidor obtenha um juro real, ou seja, acima do IPCA.

O CDI é um indexador para investimentos de liquidez diária, pois ele é uma taxa diária. Logo, não seria o ideal para investimentos de longo prazo.

Existem três indexadores que cumprem aos dois objetivos citados acima: IMAB-5, IMAB e IMAB5+. Os três são índices de títulos públicos referenciados ao IPCA. O IMAB-5 é formado apenas por títulos públicos com vencimento menor que cinco anos. Já o IMAB5+ é formado por títulos públicos com vencimento maior que cinco anos e o IMAB engloba todos os títulos públicos referenciados ao IPCA.

Prazo Retorno % CDI
IMAB-5
Retorno % CDI
IMAB5+
5 anos 125,5% 121,8%
10 anos 121,4% 135,6%
15 anos 126,8% 143,5%
20 anos 118,1% 133,2%

O retorno médio anual dos dois indexadores IMAB-5 e IMAB5+ em relação ao CDI é apresentado na tabela acima. O IMAB estaria no meio dos dois.

Para horizontes de 5, 10, 15 ou 20 anos, estes índices superam bastante o CDI em retorno. Além disso, garantem ao investidor a proteção para a inflação.

Portanto, ao procurar investir em renda fixa em seu produto de previdência, busque produtos que possuam como índice de referência um destes três indexadores.

A escolha de qual dos três investir pode usar o critério que os investidores acabam preferindo, ou seja, a menor variabilidade para os mais conservadores.

O que importa, não é se você ganha do CDI neste ano ou no ano passado, mas se em horizonte de longo prazo, ou seja, de mais de cinco anos, você se protege da inflação e garante um juro real. Como bônus por escolher estes dois objetivos, no longo prazo, você vai acabar também ganhando do CDI.

Chamada para análise de seus desafios financeiros

Aproveito para chamar a atenção para o artigo dessa semana da coluna Comento seu Dinheiro. Nesta nova coluna, eu comento e esclareço os desafios financeiros dos leitores. Se você desejar, posso comentar sobre sua dúvida. Para enviar sua dúvida, você pode escrever um e-mail para mim descrevendo o problema e colocando no título: Comente meu dinheiro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.