De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu juros Banco Central Selic

Com a queda da Selic, você deve rever seu portfólio o quanto antes

Podemos ter uma taxa Selic inferior a 9% ao ano em 2024 e quem esperar para rever a carteira pode perder oportunidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central vai reduzir a taxa Selic Meta para 11,75% ao ano. Alguns, podem desdenhar do movimento e pensar: não preciso fazer nada, pois ainda é uma excelente taxa de juros. Entretanto, estes são como a cigarra na fábula, que descansava enquanto a formiga se preparava para o inverno que se aproximava.

Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Vou relembrar algo para contextualizar o que vivemos hoje e para onde a Selic pode convergir em menos de 24 meses.

Em meados de 2017, o relatório Focus do BC apontava que a inflação em 2017 seria de 3,9% e a do ano seguinte até subiria e atingiria 4,4%. Naquele momento, a taxa Selic esperada para o fim de 2017 era de 10,25% ao ano e os economistas esperavam que a Selic no fim de 2018 fosse de 8,5% ao ano.

Você lembra quanto foi a taxa Selic média no ano de 2018?
a) 8,5% ao ano
b) 8% ao ano
c) 7,5% ao ano
d) 7% ao ano
e) 6,5% ao ano

Na maioria das vezes os economistas são conservadores em projeções deste tipo. Por esta razão, frequentemente, também se erra para o lado conservador na projeção de crescimento econômico. Por exemplo, no início deste ano se projetava um crescimento de 0,5% para a economia brasileira e acabou sendo de 3%.

Quem projeta números econômicos costuma se concentrar na média, pois em geral se tem medo de errar fora da média. Quando se erra na média, há sempre uma desculpa do coletivo.

A taxa Selic média em 2018 foi de 6,5% ao ano. A do ano seguinte, 2019, foi de 6% ao ano.

Ocorre que a inflação de 2018 e de 2019, medida pelo IPCA não era diferente do que é hoje. De fato, se espera que em 2024 o IPCA seja de 3,9% ao ano. Em 2018 o IPCA foi de 3,7% e em 2019, de 4,3%.

Portanto, o juro real implícito na taxa Selic naqueles dois anos foi na média menor que 2,5% ao ano.

As taxas de juros foram cortadas mais rápido do que o esperado em 2018 e 2019. A inflação era similar a de hoje e a economia naquele momento estava mais aquecida que agora. Portanto, cortar juros parecia ainda mais difícil relativamente que hoje.

Nesse momento, segundo o relatório Focus, os economistas esperam que a taxa Selic esteja no fim de 2024 em 9,25% ao ano. Se os economistas errarem na mesma magnitude que em 2018, podemos ter no fim de 2024 uma Selic a 8% ao ano e em 2025, novamente a 6,5% ao ano como em 2018.

Seu risco neste momento, não é de a Selic não cair, mas de cair mais rápido do que a maioria espera. Então, corra para rever seu portfólio.

Quem em 2017 esperou a taxa Selic cair para rever o portfólio, perdeu boas oportunidades de travar juros mais elevados por mais tempo.

Aposto que muitos, também, vão perder a oportunidade que existe agora. Espero que você leitor não perca tempo. O alerta está dado.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.