De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

Se você investe nas ações das maiores empresas brasileiras, veja este índice

Índice de ações de empresas menores ganha do Ibovespa em todas as janelas nos últimos 15 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre que falo com algum investidor pessoa física brasileiro e pergunto em que ele investe, costumo ouvir o mesmo. A maioria dos investidores pessoas físicas investe nas principais empresas brasileiras. Explico a razão dessa escolha e o que estes investidores estão perdendo.

Índice de ações de empresas menores ganha do Ibovespa em todas as janelas nos últimos 15 anos. REUTERS/Brendan McDermid ORG XMIT: PPP - NYK506 - REUTERS

O índice mais acompanhado no mercado brasileiro é o Ibovespa.

Neste índice, o peso das dez empresas com maior participação somava 55% na carteira de hoje 16/01/2024. Ou seja, o retorno do Ibovespa é dominado por estas empresas.

Essas 10 empresas são as mais conhecidas pelos investidores. Assim, quando estes pensam em investir em ações, elas acabam dominando a carteira.

A maioria destes aplicadores justifica a decisão pela segurança. O argumento da segurança é sempre válido, mas acho que aqui ele não é bem fundamentado.

De fato, a carteira de alguns é formado por apenas duas ou três destas maiores empresas. Ingenuamente, acham que estão agindo com mais segurança. Não entendem o risco de concentrar.

A desculpa da segurança, muitas vezes, é fundamentada pela probabilidade dessas empresas quebrarem ser baixa, e por isso são mais seguras. Isso é verdade, ou seja, a probabilidade de quebra é baixa. Entretanto, esse não é o único fator de segurança quando se fala em ações.

Uma empresa pode nunca quebrar, mas suas ações despencarem 50% a 90%. Isso é um risco enorme para o investidor e, normalmente, é um risco maior que o de quebra de empresas do índice.

A real razão para a escolha das maiores empresas é o desconhecimento. Desconhecimento sobre qual é o risco a se proteger e de como investir, ou seja, de qual trabalho realizar.

Eu já fui gestor de fundos de fundos de ações por muitos anos, além de analista de investimentos. Posso dizer que o trabalho de selecionar as melhores empresas para investir e acertar o momento certo para comprar e para vender é algo extremamente difícil.

Se você acha que é fácil, então, ou está com sorte ou não entendeu qual trabalho deve ser feito para que os resultados no longo prazo sejam consistentes.

Falando em ganhos de longo prazo, vou aproveitar para dar um exemplo da dificuldade.

Hoje vi um artigo do portal Seeking Alpha que comentava o desempenho de Warren Buffett desde 2015 frente ao S&P500. Você acha que Buffett ganhou, perdeu ou empatou com o índice de ações americano?

Sim, ele perdeu. Um dos mais reconhecidos investidores do mundo perde do S&P500 nos últimos 7 anos. Eu sei que ele ganhou por vários anos. Mas se você perde por sete anos de algo, não tem como dizer que é fácil bater.

O investidor que prefere segurança no investimento em ações deveria pensar em diversificação.

Retorno anualizado Ibovespa Small Caps Br
1 ano 22,3% 26,8%
2 anos 13,1% 19,5%
3 anos 4,1% 10,2%
5 anos 8,8% 14,0%
10 anos 10,0% 10,3%
15 anos 6,6% 9,5%

E para esse investidor que quer diversificar, outro índice no Brasil que foca nas menores empresas tem um histórico de ganhos muito melhor que o Ibovespa, cujo retorno é explicado quase por 10 empresas.

Sim, as menores empresas aqui no Brasil ganham das maiores.

A tabela acima mostra o desempenho médio anual em diversas janelas. O índice de Small Caps, ou seja, o índice formado pelas menores empresas, bate o Ibovespa em janela de 15, 10, 5, 3, 2 e 1 ano.

Portanto, se você não quer ter o real trabalho de seleção de ações, a aplicação em um índice te dá mais segurança, ou seja, diversificação. E, para ter maior potencial de retorno, o índice de Small Caps tem se mostrado melhor que o Ibovespa.

Convite para que eu analise seus desafios financeiros:

Aproveito para chamar a atenção para o artigo dessa semana da coluna Comento seu Dinheiro. Nesta nova coluna, eu comento e esclareço os desafios financeiros dos leitores. Se você desejar, posso comentar sobre sua dúvida. Para enviar sua dúvida, escreva um e-mail para mim descrevendo o problema com detalhes e colocando no título: Comente meu dinheiro.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.