De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato

A estratégia definitiva de sucessão: por que o seguro de vida inteira supera alternativas como a compra de imóveis

Quem se planeja reduz custos de sucessão e impostos, sobrando mais para os beneficiários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se trata de planejamento sucessório, muitos enfrentam o dilema de como deixar um legado significativo para seus entes queridos. A escolha entre as diversas formas de transferência patrimonial, que sejam eficientes em termos fiscais e protegidas de complicações legais, é complexa. Tradicionalmente, a compra de imóveis para deixar como herança é uma prática comum, mas será essa a melhor opção disponível?

Quem se planeja reduz custos de sucessão e impostos, sobrando mais para os beneficiários. Michael M. Santiago/Getty Images/AFP (Photo by Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) - Getty Images via AFP

Imóveis, embora tangíveis e muitas vezes valorizados como investimentos seguros, trazem consigo uma série de desafios no contexto de sucessão. Questões como a divisão entre herdeiros, custos de manutenção, impostos sobre transmissão e a possibilidade de litígios prolongados podem complicar significativamente o processo de transferência patrimonial. Além disso, a liquidez imobiliária é frequentemente limitada, podendo não prover apoio financeiro imediato quando mais necessário.

Contrastando com as desvantagens dos imóveis, o seguro de vida inteira se apresenta como uma solução robusta e estratégica para o planejamento sucessório. Este tipo de seguro não apenas oferece uma cobertura vitalícia, mas também acumula valor em dinheiro, que cresce ao longo do tempo e pode ser utilizado pelo segurado em vida.

Um dos principais atrativos do seguro de vida inteira é sua capacidade de blindagem patrimonial. O valor destinado aos beneficiários é geralmente isento de impostos e protegido de problemas judiciais, incluindo disputas entre herdeiros ou credores. Essa característica assegura uma transferência de patrimônio eficiente, direta e com máxima preservação de valor.

Adicionalmente, para empresários essa é uma excelente ferramenta de proteção patrimonial e de segurança para sucessão societária de empresas.

A percepção de que seguro é um gasto sem retorno ou que o custo é proibitivo se desfaz ao analisarmos os benefícios. Além da proteção e do acúmulo de valor, o seguro de vida inteira é uma forma de alavancagem patrimonial. Desde o primeiro pagamento, o segurado garante aos seus entes queridos um patrimônio significativo, muitas vezes superior ao que poderia ser acumulado em vida.

Considerando uma taxa de retorno de 5% ao ano acima da inflação em investimentos, o seguro de vida inteira supera o mesmo valor colocado em títulos de renda fixa em valor líquido de patrimônio sucedido por mais de 20 anos.

Este tipo de seguro permite que, independentemente do estágio atual de acumulação de patrimônio do segurado, os beneficiários tenham acesso garantido a um legado considerável. Além disso, em momentos de adversidade, o seguro de vida inteira proporciona aos dependentes uma proteção financeira imediata, assegurando a continuidade de seu bem-estar e projetos de vida.

Em comparação com a compra de imóveis para sucessão, o seguro de vida inteira oferece uma alternativa superior em termos de eficiência tributária, proteção contra litígios, e facilidade de transferência.

Representa não só uma estratégia de planejamento sucessório inteligente, mas também uma forma poderosa de alavancagem patrimonial, garantindo a segurança financeira dos entes queridos. Ao optar pelo seguro de vida inteira, você escolhe uma via de sucessão que transcende as limitações tradicionais, assegurando um legado duradouro e protegido.

Portanto, o seguro vida inteira deve ser considerado dentro do contexto de seus investimentos como uma ferramenta indispensável de planejamento patrimonial e sucessório.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.