É Logo Ali

Para quem gosta de caminhar, trilhar, escalaminhar e bater perna por aí

É Logo Ali - Luiza Pastor
Luiza Pastor
Descrição de chapéu Todas

Festival destaca filmes de mulheres que enfrentam preconceitos para vencer montanhas

Com ênfase em questões como preconceito e desafios culturais, mostra carioca terá 18 filmes entre os dias 18 e 22 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como é ser mulher e chegar de mochila, cordas e mosquetões à Jordânia e à Arábia Saudita, países que ainda mantêm muitas restrições legais para a prática feminina de esportes? Ou estabelecer como meta escalar o glaciar Michinmauida, na Patagônia chilena, a bordo de uma cadeira de rodas? As respostas a essas perguntas podem ser encontradas nos filmes "Abrindo o Caminho", do diretor espanhol Juan Miguel Ponce Martínez, e "Em Busca de Meu Cume", do chileno Carlos Pérez, dois dos 18 filmes incluídos na programação do Rio Mountain Festival, entre os dias 18 e 22 de outubro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro.

Mulher escalando parede de rocha
Montanhistas espanholas em cena do filme Abrindo o Caminho, que será exibido no Rio Mountain Festival - Divulgação

O evento foi originalmente criado por Alexandre Diniz em 2001 como Mostra Internacional de Filmes de Montanha, apresentando os melhores filmes do Banff Mountain Film Festival, festival canadense. Três anos depois, criou-se a Mostra Competitiva, com o objetivo de incentivar a produção nacional de filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, e foi aberto espaço para outros esportes ligados à natureza, como ciclismo, vela e esqui, entre outros.

Cartaz do filme Em busca de meu cume
Cartaz do filme Em busca de meu cume, que mostra o desafio da cadeirante Isabel “Polli” Aguirre para escalar o glaciar Michinmauida, na Patagônia chilena - Divulgação

Nesta edição, a curadoria de Jéssica Marinho buscou incluir não apenas as belas paisagens que são esperadas de filmagens desses temas, mas questões sociais e ambientais que perpassam os esportes, com destaque para a presença de mulheres no meio. "Por meio de filmes originais como esses, queremos jogar luz a assuntos tão relevantes em nossa sociedade. Procuramos trazer diversidade narrativa e incentivar cada vez mais mulheres na prática esportiva", afirma Jéssica.

Mulher com mochila
Jéssica Marinho, curadora e diretora do Rio Mountain Festival - Divulgação

Já para Diniz, "ao trazer temáticas atuais e necessárias para o festival, por meio de filmes autorais com narrativas mais profundas, estimulamos cada vez mais o respeito à natureza e ao esporte de aventura, que deve ser acessível a todos".

Uma novidade da edição deste ano será a exibição de sete longas-metragens. "É a primeira vez que isso acontece. No ano passado, tivemos apenas um, que foi o filme vencedor. Isso representa uma guinada do Rio Mountain Festival", conta Alexandre Diniz

Homem com mochila
Alexandre Diniz, criador e diretor do Rio Mountain Festival - Divulgação

Os filmes foram selecionados entre 100 produções que a curadoria recebeu por critérios como narrativa, qualidade de imagem, fotografia e som. Entre eles, produções de Brasil, Itália, Áustria, França e Chile. "Teremos 4 filmes brasileiros, sendo 3 longas-metragens, o que mostra o nosso potencial nas produções de filmes de esportes na natureza", comemora Diniz.

Além dos filmes, a representatividade feminina também incluirá uma palestra da bióloga, cientista e professora Clau Lizieri, autora da Coleção Ciência nas Trilhas, que falará sobre os livros infantis de sua autoria que trazem a personagem Lizi, uma cientista praticante do montanhismo, apaixonada pela natureza. Os livros dialogam com os pequenos sobre a preservação do meio ambiente por meio histórias ocorridas em terras de montanhas e nas planícies, dos biomas brasileiros à Antártica.

Serviço

Data: 18 a 22/10

Local: CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura) a partir das 9h00 do dia do evento. Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.

A relação completa da programação do festival pode ser conferida no link https://riomountainfestival.com.br/edicao-2023/programacao/

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.