Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Saiba quem são os juízes auxiliares da nova presidente do STJ

Posse reuniu duas mil pessoas; cumprimentos duraram quatro horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A nova presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, terá como auxiliares no comando da corte um grupo de sete juízes, seis dos quais acompanharam sua gestão na Corregedoria Nacional de Justiça. (*)

É o grupo administrativo mais importante, pelo caráter de confiança, que deverá auxiliar Maria Thereza a traçar o rumo que deseja imprimir a sua administração.

A cerimônia de posse, nesta quinta-feira (25), reuniu duas mil pessoas, o dobro do estimado pelo cerimonial. Os cumprimentos à nova presidente e ao vice-presidente, ministro Og Fernandes, demoraram quatro horas, das 18h30 até 22h30.

Posse dos novos dirigentes do Superior Tribunal de Justiça
Ministra Maria Thereza de Assis Moura, durante o discurso de posse na presidência do STJ. No destaque, ela recebe os cumprimentos do novo vice-presidente, ministro Og Fernandes - STJ/YouTube e Lucas Pricken/STJ - Divulgação

O secretário-geral da presidência será o juiz Carl Olav Smith, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

A secretaria-geral do Conselho da Justiça Federal, também presidido por Maria Thereza, será ocupada pelo juiz Daniel Marchionatti Barbosa, do TRF-4.

Também compõem o grupo de auxiliares os seguintes magistrados:

Marcos Alexandre Coelho Zilli, do TJ-SP; Evaldo Oliveira Fernandes Filho, do TRF-1; Gustavo Pontes Mazzocchi, do TRF-2; Marcelo Costenaro Cavali, do TRF-3 e Maria Paula Cassone Rossi, do TJ-SP.

Diálogo e homenagem às mulheres

Em seu discurso de posse, Maria Thereza afirmou que "Deve-se cumprir e fazer cumprir a lei, observando o espaço que a Constituição reserva ao Judiciário, dialogando com os demais Poderes. Deve-se estar aberto à sociedade em gestos transparentes e aplicar a jurisprudência de maneira consistente, para que a prestação jurisdicional seja segura, íntegra e previsível, e o julgamento dos processos ocorra em prazo razoável".

Escolhido pela nova presidente para fazer a saudação em nome da corte, o ministro Herman Benjamin destacou a importância da atuação das mulheres no Tribunal da Cidadania.

"A comemoração de hoje é da República, mas é sobretudo das mulheres e das juízas brasileiras", afirmou Benjamin.

Ele citou nominalmente as demais ministras da corte: Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Isabel Gallotti, Assusete Magalhães e Regina Helena Costa, bem como as ministras Eliana Calmon (aposentada) e Denise Arruda (que morreu em 2013).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.