Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

Corregedor nacional susta promoção de juízes do TRF-1

Com a suspensão do edital, nomeações deverão ocorrer no governo Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, concedeu liminar suspendendo edital do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que previa tratar da promoção de juízes por merecimento em sessão nesta quinta-feira (10).

O corregedor julgou prematura a promoção, que também alcança o recém-criado Tribunal Regional Federal da 6ª Região, criado há apenas três meses em Minas Gerais.

Na prática, com o processo de promoção sustado, as nomeações não deverão ser feitas por Jair Bolsonaro, devendo ocorrer depois da posse de Lula.

Perfil dos juízes auxiliares do novo corregedor nacional de Justiça
Ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça. Ao lado, a sede do CNJ, em Brasília - CNJ/STJ - Divulgação

Salomão entendeu que o TRF-6 e o CJF (Conselho da Justiça Federal) precisam deliberar quanto à transformação das unidades judiciárias existentes, em relação à competência e ao provimento dos cargos de juízes criados.

A liminar foi concedida em pedido de providências apresentado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

"Pela simples leitura do edital de promoção, infere-se que, nada obstante tratar-se de ato da Presidência do TRF da 1ª Região, o certame contempla a possibilidade de concorrência por juízes federais da 6ª Região, além dos magistrados da 1ª Região", observou Salomão.

Na decisão, o ministro registrou que compete ao CJF a regulamentação dos critérios de merecimento para a promoção quando houver possibilidade de concorrência entre juízes de ambos os tribunais.

"Ainda que se prestigie a celeridade administrativa no sentido do provimento dos cargos vagos, não se pode descurar da necessidade de regulamentação prévia dos inúmeros pontos pendentes, notadamente no que diz respeito às consequências para os Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 6ª Regiões", afirmou Salomão.

O corregedor solicitou informações aos dois tribunais e ao Conselho da Justiça Federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.