#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu tiktok Europa Rússia

Vídeo no TikTok que explica tensão na Ucrânia viraliza

Ator faz sucesso nas redes ao abordar geopolítica e história com humor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

Política internacional é coisa muito séria? Não para um tiktoker. O ator e humorista Pedro Daher tem feito sucesso nas redes ao produzir vídeos bem-humorados sobre história e geopolítica —mas sem dancinhas.

Em um das suas publicações virais, o blogueiro aborda a (nada simples ou divertida) crise no Leste Europeu entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos, usando (toscas) dublagens e um mapa-múndi.

No esquete, as imagens dos países no mapa ganham olhos e bocas e conversam entre si, num diálogo debochado que ilustra as tensões vividas na região. "Hello, Ukraine", diz o país norte-americano à Ucrânia. "Que tal se você começa a fazer parte da Otan?. A Rússia então rebate: "Acha mesmo que vou permitir que integre a Otan bem ao lado do meu país?!".

Atualmente, os ucranianos estão sob ameaça de invasão do vizinho russo, que deslocou ao menos 100 mil soldados e equipamentos para suas fronteiras. Do outro lado, os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar formada por diversos países, buscam proteger a soberania da ex-republica soviética.

"Meu vizinho tá putin" —o título é uma grata gozação ao presidente russo Vladimir Putin— já soma 160 mil curtidas, cerca de 3500 compartilhamentos e mais de um milhão de visualizações no TikTok. O vídeo também tem sido compartilhado em outras redes de forma viral.

Além da tensão na Ucrânia, o humorista tem vídeos que abordam outros eventos históricos, como a Guerra no Paraguai, a Independência do Brasil e a relação entre Brasil e Portugal. Em formatos diferentes, Daher também publica quadros de humor sobre temas como BBB e games.

Mas e aí, diz o narrador, "o que acontecerá a seguir? Rússia vai se entender com os Estados Unidos? Será que a Ucrânia vai se safar dessa? Quais memes o Brasil fará dessa vez? Não perca o próximo episódio do 'Meu vizinho tá putin'",

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.