#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Instagram lança 'Central da Família' para dar mais controle a pais

Rede sofre pressão para melhorar uso de adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instagram lançou nesta quarta-feira (16), nos Estados Unidos, a Central da Família, uma área em que pais e responsáveis poderão ter acesso a ferramentas de supervisão de uso como tempo gasto, controle de seguidores e acesso a denúncias. Não será possível ver as mensagens privadas. O objetivo é um equilíbrio entre a visibilidade do perfil pelos pais e a privacidade dos adolescentes. Há previsão de expansão para outros países nos próximos meses.

Adam Mosseri, presidente do Instagram, afirma ser "um compromisso de longo prazo para desenvolver ferramentas de supervisão intuitivas, baseadas em orientações de especialistas, adolescentes e pais. Os pais e tutores sabem o que é melhor para seus adolescentes. Em dezembro, me comprometi a desenvolver novas ferramentas de supervisão parental que permitam que eles estejam mais envolvidos na experiência dos filhos".

O anúncio do Instagram vem na esteira de uma das maiores crises de seus mais de 11 anos de existência, quando houve o vazamento por uma ex-funcionária de documentos internos que diziam que a empresa sabia que o app é potencialmente danoso para a saúde mental de meninas adolescentes, de acordo com reportagem publicada pelo Wall Street Journal.

A gigante de tecnologia Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, está sob escrutínio público desde que a ex-funcionária Frances Haugen entregou documentos internos da empresa para a imprensa, que ficaram conhecidos como Facebook Papers.

De acordo com uma das reportagens com base nesses documentos, a rede social teria sido informada de que o Instagram piorava as questões de imagem de 1 em cada 3 meninas. As adolescentes também culpavam o Instagram por problemas de ansiedade e depressão.

Questionada, a Meta afirma que "realiza esse tipo de pesquisa para fazer perguntas difíceis" e descobrir como "melhorar a experiência das pessoas". "Assim, pesquisas como essa servem para informar, por exemplo, o trabalho que fazemos relacionado a questões como imagem corporal negativa."

Após essas críticas, o Instagram lançou em fevereiro deste ano uma ferramenta antivício que visa auxiliar os usuários que acreditam estar fazendo um uso abusivo da rede social: a Faça uma Pausa.

O novo serviço está disponível na aba "Sua atividade", no menu lateral do aplicativo. O usuário pode programar lembretes para fazer pausas a cada 10, 20 ou 30 minutos.

O Faça uma Pausa teria sido desenvolvido como parte do compromisso com experiências "positivas e significativas" na rede social. "Seguimos explorando novas ideias, como a de encorajar as pessoas a olhar para outros tópicos se elas estiverem navegando pelo mesmo tema por um tempo", afirmou um porta-voz da Meta.

Instagram foi lançado em outubro de 2010 - Dado Ruvic/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.