#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu machismo

Jovem estimula independência feminina com vídeos sobre carros

Perfil Dona do meu destino tem 90% do público composto por mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dúvidas sobre carros atingem muitos motoristas e se transformam em piadas nas redes sociais. No universo feminino o tema chega a ser um tabu e gera preconceito contra as motoristas –quem nunca ouviu dizer que mulher no volante é um perigo constante?

Foi pensando nisso que Vittória Gabriela, 25, criou o perfil Dona do meu destino, há dois anos. Ela acredita que as mulheres não recebem incentivo para aprender sobre carros e não encontram espaço para isso. "Não é falta de interesse, mas um reflexo do machismo", disse em entrevista ao #Hashtag.

Ao se mudar de Goiânia para Brasília para fazer faculdade, a estudante de engenharia percebeu que era dependente do pai quando o assunto era o seu próprio carro. Na mesma época, acompanhou os problemas de uma amiga com um mecânico: ele oferecia um orçamento mais caro pelo serviço quando ela o consultava –ao seu primo, o valor pedido era menor.

Este cenário foi o estopim para a goianiense e fez com que ela se perguntasse: "Será que mulheres se reuniriam num evento para trocar pneus?" No Dia das Mulheres de 2019, a primeira edição do evento do "Dona do meu destino" juntou 400 mulheres num domingo para aprender coisas básicas sobre carros.

"Não posso resolver o machismo, mas posso contribuir para a mudança", diz. Outras colaboradoras do primeiro evento deixaram o projeto, e Vittória ficou com o Dona nas mãos.

Ela traçou um objetivo: ajudar mulheres a conquistar a independência por meio da autoconfiança e da capacitação –mas um evento anual não é o suficiente para fortalecer a autoestima das mulheres, reflete.

Por isso ela passou a investir mais na criação de conteúdo para a internet. Seus posts começam chamando o público de forma descontraída para ensinar procedimentos com carros. Quer aprender a cair num buraco sem prejudicar o seu automóvel, quem sabe a calibrar um pneu ou desparafusá-lo? Vem cá, "miga".

A criadora de conteúdo acredita que o conhecimento é a chave para mudar a realidade e desmistificar um assunto que é majoritariamente masculino. Com linguagem jovem, ela fala em tom descontraído com seus mais de 150 mil seguidores no Instagram –90% composto por mulheres, que conquistou após um vídeo trocando pneu viralizar no TikTok.

Depois desse episódio, o perfil cresceu e passou a receber diversas mensagens. Desde mulheres com mais de 40 anos que, ao se divorciarem, não sabiam resolver as coisas do carro, pois seus ex-maridos é quem faziam isso, até homens que admitiam estar aprendendo com o Dona.

Na segunda edição do evento, em 2020, também no Dia das Mulheres, 1.600 mulheres se reuniram dispostas a caminhar rumo a essa independência automobilística.

Tudo isso também mudou a trajetória de Vittória: ela trancou a faculdade, foi fazer um curso técnico de mecânica, trabalhou na oficina e loja de automóveis de seu pai. Depois disso, passou a ministrar cursos rápidos para ensinar mulheres sobre os pilares básicos do mundo dos carros: a aquisição de um, a manutenção e o conserto.

Fotografia colorida mostra Vittória com blusa de manga comprida preta, com o rosto apoiado em porta de carro preto aberta. Ela sorri para a imagem.
Vittória Gabriela, criadora do perfil Dona do meu destino - @donameudestino no Instagram

A estudante explica que aprender sobre carros não significa amar automóveis ou consertar um motor, mas trocar um pneu ou identificar um problema sozinha e seguir em segurança até o mecânico. ​

"Se uma luz acender no painel e ela souber o que fazer, não vai precisar chamar o pai, o amigo ou o namorado. Ela vai fazer o básico e seguir até um profissional", diz. Muitas vezes os homens também não têm conhecimento sobre automóveis, e as mulheres só precisam de confiança para tomar as decisões, finaliza.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.