#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter

Contas recém-criadas impulsionaram perfis de ao menos cinco bolsonaristas, diz pesquisador

Perfis recentes não são necessariamente bots, avaliam especialistas; políticos têm atribuído crescimento a Elon Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

Além do presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo menos cinco políticos bolsonaristas que tiveram salto de seguidores em seus perfis nos últimos dias foram impulsionados por contas recém-criadas no Twitter. É o que aponta análise divulgada nesta quinta-feira (28) por Christopher Bouzy, fundador do Bot Sentinel, uma ferramenta de monitoramento de bots na internet.

Desde o anúncio da venda da plataforma ao bilionário Elon Musk na segunda-feira (25), bolsonaristas vêm atribuindo o crescimento vertiginoso a um suposto fim da censura a perfis de direita na rede.

0
O presidente Jair Bolsonaro usa celular durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - André Coelho/ Folhapress

O perfil de Jair Bolsonaro (PL) ganhou cerca de 170 mil seguidores desde a terça-feira (26). A média era de 4.200 em abril, segundo dados da ferramenta Social Blade. De acordo com Bouzy, ao menos 61.299 dessas contas foram criadas desde a segunda (25).

Bouzy afirma que há essa mesma característica entre os novos seguidores das contas da ministra Damares Alves, do senador Flávio Bolsonaro (PL), do ex-ministro Tarcísio de Freitas, do ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) general Heleno e da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Zambelli somou cerca de 110 mil seguidores de terça (26) até esta quinta (28). Desses, 54.483 seriam contas criadas desde a segunda, segundo o Bot Sentinel. Durante o mesmo período, o general Heleno conquistou em torno de 57 mil seguidores, sendo 42.028 contas recém-criadas. Já o ex-ministro Tarcísio de Freitas abocanhou 89 mil seguidores, em que 64.765 seriam perfis também gerados a partir da segunda.

Damares Alves, por sua vez, registrou crescimento de 59 mil seguidores nos últimos três dias, impulsionada por 39,863 contas que teriam sido criadas a partir do dia 25. Por fim, o filho do presidente Flávio Bolsonaro (PL) alcançou 74 mil seguidores. Desses, 46.867 foram supostamente recém-criados.

Bouzy disponibilizou no Twitter relatórios contendo informações sobre os novos perfis, como a data de criação e os ID'S. "Esse foi um movimento muito incomum. Todas essas contas foram criadas a partir do dia 25 e não apresentam nenhuma atividade", disse ao site Congresso em Foco.

O especialista afirmou no começo da semana não acreditar que o fenômeno seja orgânico. "Eu não acho que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo e seguir Bolsonaro porque Elon Musk está comprando o Twitter".

O Twitter afirma que tem analisado as recentes variações na contagem de seguidores de perfis e que "essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente".

Segundo dois especialistas ouvidos pela Folha, o fato de as contas terem sido criadas recentemente não implica necessariamente que elas sejam automatizadas, ou seja, bots. Há a avaliação, entretanto, de que a movimentação dos últimos dias é altamente anômala e que há grandes chances de se tratar de um movimento coordenado.

Segundo análise preliminar do professor Marcelo Alves, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, entre as últimas 90 mil contas que seguiram Bolsonaro, 77,5% não têm nenhum seguidor e 98,8% têm menos de 10. A maioria das contas não têm atividades registradas em seus perfis.

Para ele, os dados indicam que a movimentação contou com uma mescla entre bots e contas aparentemente autênticas. "Isso sugere que houve uma ação coordenada por bolsonaristas em aplicativos de mensagens e outros espaços", diz. "Saber o quanto é autêntico e quanto é bot é extremamente difícil, mas é uma variação de seguidores de ordem de grandeza que não se manifestava em pelo menos dois anos."

Raquel Recuero, coordenadora do Laboratório MIDIARS (Midia Discurso e Analise de Redes) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) tem opinião similar. Segundo ela, o movimento pode ter sido "criado por script", ou seja, contando com replicadores e campanhas em outras plataformas, como o WhatsApp e Telegram.

"Eu acho esses 60 mil (novos seguidores de Bolsonaro) e esse viés da direita bem suspeito. Mas provavelmente é uma conjuntura: a campanha de [Elon] Musk e a esperança de liberdade total dessa extrema-direita", diz.

Na rede, bolsonaristas atribuem o crescimento no engajamento a uma suposta mudança instantânea nos algoritmos da plataforma, que teria deixado de sabotar perfis à direita poucas horas depois do anúncio sobre a venda da plataforma.

O discurso vem sendo replicado por apoiadores e influenciadores bolsonaristas, que costumam acusar o Twitter de censura a discursos políticos conservadores em suas normas de moderação.

"Era fato que o algoritmo anterior sabotava as contas", disse Flávio Bolsonaro ao comemorar os novos seguidores. "O Brasil é conservador, só faltava transparência e liberdade. Bem vindo, @elonmusk", afirmou Carla Zambelli em um post.

O bilionário sul-africano tem simpatia entre as parcelas bolsonaristas por se descrever como um absolutista da liberdade de expressão. Musk já afirmou que tornar a rede social uma empresa de capital fechado seria uma forma de garantir a livre circulação de ideias.

O empresário, entretanto, só deve passar a ter ingerência plena sobre o Twitter no fim de 2022, já que a transação está sujeita à aprovação dos acionistas do Twitter, de órgãos regulatórios, entre outras condições habituais a esse tipo de negociação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.