#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu twitter América Latina

Memes brincam com diferença entre hospitalidade sueca e mineira

Conversa viralizou no Twitter, que agora define regiões de acordo com hospitalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você estiver visitando a casa de alguém na Suécia, há chances de não ser convidado para comer. Ao menos é o que discutem os tuiteiros nos últimos dias. Após um print de uma conversa no Reddit viralizar no Twitter, usuários debatem hospitalidade de anfitriões em diversos países do mundo.

"Eu me lembro de ir à casa de um amigo sueco. Enquanto brincávamos no seu quarto, sua mãe gritou que o jantar estava pronto. E olha isso. Ele me disse para esperar no quarto enquanto ele comia", disse o usuário do Reddit Wowiamtard.

O comentário que gerou o debate respondia à pergunta "qual foi a coisa mais estranha que você teve que fazer na casa de outra pessoa por causa de sua cultura/religião?", feito por outro perfil do site.

Suecos não oferecem comida a convidados, diz usuário do Reddit em print de conversa sobre comportamentos de outras culturas e religiões.
Usuário do Reddit diz que suecos não oferecem comida a convidados - Reprodução

Ao levar a imagem para o Twitter, Sam Qari perguntou como você vai comer sem convidar seus amigos. O rapaz explica que parte da ética do islamismo é ser hospitaleiro com os convidados e chamá-los para comer.

Questionada sobre o tópico, a cantora sueca Zara Larsson confirmou que é assim mesmo que as coisas acontecem em seu país, mas apenas com crianças. "Minha família e várias outras oferecem, mas não é incomum brincar na casa de um amigo onde te deixem no quarto ou digam para que vá comer na sua casa, se você mora a dois minutos de distância. É louco, mas é assim mesmo", escreveu.

Outros usuários suecos no Twitter dizem que achariam esquisito alimentar o filho de outra pessoa se ele está em sua casa apenas para brincar, e que é rude com os próprios pais não comer a refeição que foi preparada e o espera em sua casa.

"É que a gente faz a comida contadinha, gente", publicou a Embaixada da Suécia no Brasil nesta terça-feira (31).

Os brasileiros na rede estão inconformados. "O que aconteceu lá na Suécia não vai acontecer aqui porque o brasileiro é educado", comentou um usuário na publicação da Embaixada. "Por isso a Suécia é tão rica, lá a visita não come na casa do visitado", diz outro.

Em Minas Gerais, publicou um usuário, você não apenas tem a obrigação de servir como a pessoa tem a obrigação de aceitar a comida. Um outro cita humilhação à família e desonra à pátria. Usuários latino-americanos explicam comportamentos envolvendo comida e comemoram por serem da região.

Ao redor do mundo, pessoas comentam o tema. Na Arábia Saudita fizeram uma campanha para as pessoas pararem de alimentar funcionários do censo. Em Taiwan, a comida também é dividida.

Em um outro print, uma pessoa conta que após dar uma carona ao trabalho para seu colega que é holandês, foi cobrada pelo café que aceitou de sua esposa enquanto o esperava pela manhã.

A discussão avançou tanto que um gráfico sobre locais hospitaleiros começou a circular. De um lado, a Suécia, onde "o convidado morre de fome na sala", do outro, Minas Gerais, onde "o convidado é obrigado a comer e só é liberado do cárcere depois do pão de queijo e do cafezin".

Entre os extremos, Alemanha "nem convida", Estados Unidos "oferece, mas não é comida", Itália "convida exatamente para almoço ou jantar" e no Brasil, de modo geral, "oferece comida em qualquer hora de visita".

Sendo mais específico: "na Suécia, deixam as visitas morrendo de fome"; em Minas, "obrigam as visitas a comer".

Erramos: o texto foi alterado

No gráfico da alimentação de visitas, bandeira de "convida exatamente para almoço ou jantar" referia-se à Itália, não ao México. O post foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.