#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Leão Serva arremessa celular de bolsonarista em defesa de Vera Magalhães e viraliza

Jornalista foi hostilizada por Douglas Garcia após debate com candidatos ao governo de SP na TV Cultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Repetindo o ataque contra Vera Magalhães feito por Jair Bolsonaro (PL) durante o debate entre candidatos à Presidência, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) interpelou e agrediu verbalmente a jornalista, na noite desta terça-feira (13).

Com o celular em punho, o atualmente candidato a deputado federal e bolsonarista de primeira hora repetia que Vera Magalhães é "uma vergonha para o jornalismo" e a acusava de receber dinheiro para criticar o governo Bolsonaro.

A jornalista defende-se da sequência de ataques, como a cobrança de que tornasse público seu contrato com a TV Cultura —o que ela já fez mais de uma vez. O deputado insiste nos ataques até que Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura, surge em meio a multidão e atira para longe o celular do bolsonarista. Serva ainda completa: "Vai para a puta que te pariu, filho da puta!"

Após o ocorrido, Serva deu entrevista falando sobre o assédio contínuo direcionado a Vera Magalhães por parte de Douglas Garcia e explicando sua atitude em defesa da jornalista.

"Ele [Douglas Garcia] veio aqui visivelmente com a intenção de —como eles gostam de falar —lacrar. Então, eu entendo que a única solução possível naquela hora era afastá-lo da lacração. Por isso, interrompi a gravação que ele estava fazendo."

Douglas, aos berros indagou: "por que você fez isso?". O deputado se retirou gritando "jornazistas".

A repercussão dos momentos nas redes é ampla: vai de memes com o rosto de Serva a manifestações de apoio a Vera Magalhães. No Twitter, a hashtag "Covarde" está entre os assuntos do momento e já soma mais de 21 mil postagens.

"Gigante", "herói", "craque do jogo" e "eu autorizo, Leão Serva" são alguns dos termos usados para se referir a atitude de Serva.

Houve também críticas à ação de Leão Serva.

Na realidade paralela bolsonarista, contudo, a vítima é o agressor e o que o deputado fez foi "cobrar transparência para onde [sic] o dinheiro público". É esse o discurso ventilado pelo perfil conhecido como Bárbara Te Atualizei, youtuber bolsonarista de amplo alcance entre apoiadores do presidente.

O apresentador Leão Serva surge do meio da multidão, arranca o celular da mão do deputado estadual Douglas Garcia e arremessa longe - Reprodução/@UOLNoticias no Twitter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.