#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Fala de Bolsonaro de que 'pintou um clima' com 'menininhas de 14 e 15 anos' causa revolta nas redes

Presidente fez declaração em podcast na sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma entrevista a um podcast nesta sexta-feira (14) em que ele usa a expressão "pintou um clima" para se referir a adolescentes venezuelanas viralizou e causou indignação nas redes sociais.

"Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, 'posso entrar na tua casa?' Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando —todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora. E como chegou neste ponto? Escolhas erradas", disse.

Bolsonaro estava explorando uma temática recorrente de sua campanha —o suposto risco de o Brasil "virar uma Venezuela" caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorne ao poder— quando relatou um encontro que teve com meninas do país vizinho em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal.

A fala acontece a partir dos 30 minutos no vídeo abaixo.

A declaração causou revolta nas redes sociais.

A expressão "Bolsonaro pedófilo" chegou a ser a mais usada no Twitter neste sábado (15). "Pintou um clima" também esteve entre as mais comentadas.

Artistas também se manifestaram.

O deputado federal André Janones (Avante-MG) fez uma live no Facebook sobre o tema.

Na madrugada de domingo (16) o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais numa live iniciada após a meia-noite, onde se justifica sobre o relato envolvendo encontro com adolescentes venezuelanas. O termo "canalha" despontou entre as mais comentadas pela manhã.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.