Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu TSE

TSE rejeita recursos de Bolsonaro e Braga Netto e mantém inelegibilidade por 8 anos

Corte eleitoral tem sete votos para negar recursos contra condenação por campanha eleitoral com dinheiro público em 7 de Setembro de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou, de forma unânime, recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto (PL) contra a declaração de inelegibilidade por oito anos por campanha eleitoral com dinheiro público em 7 de Setembro de 2022, em atos em Brasília e no Rio de Janeiro.

O julgamento de mérito foi concluído no ano passado, quando, por 5 votos a 2, a corte entendeu que os então candidatos a presidente e vice-presidente cometeram abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência.

Os recursos foram apresentados em três ações. Eles estão em análise no plenário virtual, e a sessão fica aberta para os votos até às 23h59 desta sexta-feira (3). Mas nas três já há sete votos rejeitando o pedido: do ministro relator, Floriano Azevedo Marques, do presidente, Alexandre de Moraes, e de Nunes Marques, Cármen Lúcia, Isabel Gallotti, Raul Araújo e André Ramos Tavares.

O julgamento, que começou em 24 de outubro do ano passado, analisou ações apresentadas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

0
O então presidente Jair Bolsonaro (PL) faz saudações a apoiadores no Monumento dos Pracinhas, de onde saiu a motociata para evento em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro - Tércio Teixeira - 7.set.2022 / Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.