Bolsonaro faz live à 0h e ataca PT após ter dito que 'pintou um clima' com menininhas de 14 anos

Disse que o vídeo transmitido ao vivo foi para mostrar sua indignação ao ver "meninas humildes, bem arrumadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bernadete Druzian
São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais na madrugada de domingo (16) em uma live iniciada logo após a meia-noite na qual se justifica sobre relato de um encontro com adolescentes venezuelanas em que usa a expressão ‘pintou um clima’.

"O PT ultrapassou todos os limites. Vinham falando há pouco barbaridades... mexem com a minha vida particular, fazem barbaridade. Agora fizeram uma que extrapolou todos os limites", afirmou Bolsonaro ao se defender e dizer que as declarações foram deturpadas pelo PT.

Disse que o vídeo transmitido ao vivo foi para mostrar sua indignação ao ver "meninas humildes, bem arrumadas, num sábado de manhã, venezuelanas que fugiram da fome do seu país" estavam com dificuldade para ganhar a vida.

O presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (14), durante entrevista para o podcast do canal Paparazzo Rubro-Negro
O presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (14), durante entrevista para o podcast do canal Paparazzo Rubro-Negro - Reprodução

Bolsonaro disse que "sempre combateu a pedofilia, sempre foi contra o regime venezuelano" e que o PT recortou pedaços da live que era para mostrar sua indignação e inverteu o sentido.

"O PT está tentando me desqualificar, distorceu, como se eu fosse uma pessoa que entrasse naquela casa com outros interesses".

Por 10 minutos, Bolsonaro repetiu diversas vezes a frase "o PT extrapolou (ultrapassou, passou) de todos os limites" e se mostrou inconformado com a reprodução das afirmações dadas em entrevista a um podcast que viralizou nas redes sociais, causou muita indignação e gerou comentários de repúdio de personalidades do meio político, cultural e de diversos setores da sociedade.

Repetiu, também, que mostrou o que estava acontecendo naquela casa (das meninas venezuelanas), que entrou no local acompanhado de outras pessoas e a live feita ali, há dois anos, foi transmitida pela CNN. "Se fosse outros interesses, por que eu teria feito uma live ao vivo?"

Os termos utilizados por Bolsonaro na transmissão: ‘pintou um clima’ com "menininhas de 14 e 15 anos’, ficaram entre os mais comentados e a expressão "Bolsonaro pedófilo" chegou a ser a mais usada no Twitter no sábado (15), após o trecho da entrevista ao podcast viralizar.

Filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi às redes sociais defender o pai das acusações de pedofilia.

"É completamente abominável a mais nova mentira da esquerda! Pegou uma fala mal colocada do presidente para lhe imputar uma fake news nojenta! Um pai com uma filha e duas netas! Bolsonaro sempre foi um ferrenho combatente da pedofilia", escreveu o senador no Twitter.

Em 10 de abril de 2021, um sábado, Bolsonaro fez um passeio a São Sebastião (DF) e entrou numa casa onde viviam mulheres venezuelanas que haviam fugido da crise político-econômica no país vizinho.

Na ocasião, ele fez uma transmissão nas suas redes sociais na qual criticou as medidas sanitárias então adotadas pelos governos estaduais na pandemia da Covid-19.

Não há referências na transmissão veiculada pelo presidente à época sobre exploração sexual. As cidadãs venezuelanas apresentaram pleitos como a regularização de documentos e a reabertura da fronteira terrestre.

Na visita, ele atacou o então governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem chamou de "patife", e reafirmou que não pretendia adotar um lockdown nacional para conter a disseminação do coronavírus —medida à época defendida por especialistas como necessária para frear a disseminação da Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.