#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Conheça Miguelito do Cavaco, que conquistou artistas do samba e pagode

Após visibilidade, fluminense de 12 anos almeja ser um grande músico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aos 11 anos, Miguel Vicente pediu aos pais para publicar um vídeo cantando "Gratidão", de Xande de Pilares. Mas nenhum familiar imaginava que, aos 12, o menino teria acumulado mais de 1,7 milhão de curtidas no TikTok, onde é conhecido como Miguelito do Cavaco, e 793 mil seguidores no Instagram.

"Não foi nada planejado", diz o artista mirim ao Hashtag. "A maioria dos meus amigos tinha uma conta no Instagram e, como eu já tocava, decidi postar um vídeo para ver se algumas pessoas iam gostar, mas não imaginava que ia viralizar assim."

"Foi um susto. Eu não sabia nada sobre essa vida de rede social", revela o pai de Miguel, Rafael Vicente. Ele tinha uma certa resistência em criar um perfil para o filho, mas o menino insistia que "já era muito velho" para não estar na rede como os colegas.

Miguel é uma criança negra com cabelos raspados e sorri para foto
O cantor mirim Miguel Vicente, de 12 anos, que viralizou nas redes sociais - Divulgação

Autorizado pela família, o vídeo foi ao ar em 27 de janeiro de 2022. O pai relembra que comprou uma camisa azul para o filho e tentou improvisar um microfone de lapela antigo que, no fim das contas, não funcionou e só serviu de enfeite.

Tudo foi feito de uma maneira rudimentar e o resultado final é um Miguel mais tímido, totalmente diferente do garoto que já fez até propaganda para o banco Itaú, durante a Copa do Mundo.

E, desde então, o fluminense natural de Itaperuna (RJ) foi elogiado pelo jogador Neymar Jr., a cantora Iza e alguns de seus ídolos do samba e do pagode, como Mumuzinho, Ferrugem e Thiaguinho. Sua estreia nos palcos foi no Bar do Zeca Pagodinho a convite de Xande de Pilares, a quem chama de padrinho porque foi o primeiro artista a compartilhar seu conteúdo.

"Foi o momento mais emocionante para mim, fui muito feliz", diz. "Entrei para cantar uma música e acabei ficando mais tempo." O pai reforça que foi a primeira vez que o menino viu como sua voz ficava em um microfone.

Já se apresentou com Péricles e Dilsinho no Criança Esperança (TV Globo), participou do Domingão com o Huck e se encontrou com Thiaguinho, foi ao Programa da Eliana (SBT) e também cantou em sua cidade natal dividindo uma palhinha com Diogo Nogueira.

Em 12 de agosto, ele lançou seu primeiro single "Minha Inspiração", no qual homenageia a maioria dos artistas que admira. "Mais que minha voz eu entrego a minha emoção/ Cantando um samba puro do fundo do meu coração", diz na canção.

Mesmo com essas conquistas, 2022 foi um ano desafiador para o menino porque precisou lidar com diversas inflamações na garganta. Neste mês, o pequeno sambista enfrentou um desafio: a cirurgia de retirada das amígdalas.

"Foram alguns dias de recuperação. É muito ruim ficar sem falar", diz. "Eu estava doido para tomar sorvete, mas passaram alguns dias e já estava enjoado, não aguentava mais."

Nem mesmo o sabor de baunilha, seu favorito, era capaz de agradar seu paladar. Mas o grande entusiasmo do menino é que não iria mais sentir dores frequentes na garganta e que poderia cantar sossegado.

Os vídeos semanais são gravados no bairro em que a família mora em Itaperuna. Na maioria dos conteúdos, o menino canta sorridente enquanto admira a vizinhança e os morros ao fundo, sempre iluminado por um Sol escaldante. Outro cenário é o quintal da sua casa, embaixo de uma mangueira.

A paixão pelo cavaco vem desde os três anos, quando ganhou dos pais uma versão de plástico. Aos cinco, um tio o presenteou com o instrumento de verdade e a dupla não se separou mais.

Mas o aprendizado não para por aí. Estão entre as suas metas aprender mais do banjo e se arriscar no pandeiro e no tantã.

O sonho de outrora, de se tornar um jogador de futebol, já foi substituído pelo de virar um grande músico. "Mas eu sempre falo para ele que com a gente não tem contrato e que a hora que ele quiser parar, ele para", diz Rafael.

Miguel é uma criança negra com cabelos raspados e sorri para foto segurando um cavaco
O cantor mirim Miguel Vicente, de 12 anos, que viralizou nas redes sociais - Divulgação

Ele vai para a escola de manhã e concilia os estudos com as lições de inglês e aulas de canto, cavaquinho e dança e também idas à fonoaudióloga. Para ele, os compromissos relacionados à carreira musical são levados com a mesma importância que suas tarefas domésticas. "Eu não ligo muito para essas coisas que eu tenho que fazer. Eu faço e depois tenho meu horário de fazer minhas obrigações. Varro o quintal, lavo a louça, ajudo com o banheiro."

Nas horas vagas, joga "Free Fire" no celular, anda de bicicleta e disputa uma partida de futebol com os vizinhos.

Em relação à fama, o menino diz que já teve uma situação que gerou estranhamento na antiga escola. Um grupo de crianças começou a apontar e se aproximar correndo e gritando. "Eu fiquei pensando: ‘caraca, porque eles estão correndo atrás de mim?’"

O pai diz que ele até chegou a chorar neste momento, mas a partir daí começou a se acostumar a ser abordado. "Eu fico bem tranquilo. Quando a gente recebe convite para aparecer em programa de TV, todo mundo aqui em casa fica mais preocupado que eu, para falar a verdade", diz Miguel.

O cantor mirim trabalha em novas melodias e letras para canções futuras. Ele já fechou algumas parcerias que o pai afirmou que ainda não pode divulgar e também já tem a agenda preenchida com eventos, convites a shows e viagens.

Miguel Vicente conta com o apoio da família e é aconselhado pelos pais a sempre manter o pé no chão, mas suas ambições continuam a ser incentivadas, desde que sejam a verdadeira vontade do menino.

"O meu maior sonho é me tornar um grande músico, mas para isso preciso aprender várias coisas. Ainda não sei tudo."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.