#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Internautas pedem tempo para descansar e folga no lugar de 'parabéns' pelo Dia da Mulher

'Podiam ter dado uma folguinha para a gente descansar', diz tuíte; data é discutida e celebrada em diferentes hashtags

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, perfis no Twitter pedem tempo para descansar e dinheiro, ao invés de parabenizações pela data. "Dia da mulher deveria ser folga para todas as mulheres ficarem quietas em casa, descansando e sem estresse", diz tuíte. Outras internautas usam a data para pleitear direitos para as mulheres e o fim da desigualdade de gênero.

Há também quem afirma querer flores, chocolates e dinheiro pela comemoração. "Sempre ‘feliz dia das mulheres’, nunca ‘pode fazer um empréstimo no meu nome, minha rainha’", brinca uma postagem. Outra internauta diz que gostaria de ser deixada em paz –"mas também de ganhar um carro, uma moto, um café da manhã, maquiagem, algumas flores", brinca.

Apesar das brincadeiras, algumas mulheres aproveitam a data para compartilhar situações machistas, e afirmam que o 8 de março é um dia de luta, e não de comemoração.

"Dia da mulher me faz lembrar de feminicídio, agressão, abuso que as mulheres sofrem ou sofreram por homens cis, estes mesmos que dão uma rosa para as mulheres, postam um textinho no Instagram e acham que estão fazendo muito", escreveu um perfil.

Outro ironiza: "Celebrem esse dia, porque amanhã somos todas putas outra vez".

Internautas relembram campanhas de comunicação consideradas machistas e contraditórias em outros anos na data. "Não tem um dia das mulheres que eu não lembre do McDonald's dando folga para todos os funcionários homens e deixando apenas as mulheres trabalhando no dia delas", tuitou um perfil, junto a uma imagem de cartaz da marca. Em 2018, a campanha da rede de fast-food na data viralizou e foi alvo de críticas. Outras campanhas aparecem em publicações no Twitter.

A hashtag #InternationalWomensDay, que reúne manifestações de diferentes nacionalidades, já tem mais de 670 mil postagens no Twitter até o fim desta manhã. Nas interações com a hashtag, é possível ver registros de manifestações ao redor do mundo, homenagens e reivindicações de mulheres ao redor do planeta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.