#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

'Jogral das bolsonaristas' vence Prêmio Megafone na categoria Meme

Premiação homenageia ativismo brasileiro; eleições e política foram destaque entre finalistas de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Após um ano eleitoral conturbado, a segunda edição do Prêmio Megafone de Ativismo premia na categoria Meme a dublagem de bolsonaristas em jogral, feita pelo humorista Gustavo Wivilli em seu perfil "Guto TV". O conteúdo que originou a publicação mostra apoiadoras de Bolsonaro enfileiradas, vestidas com as cores da bandeira brasileira, em mensagem contra o STF.

"Sou mulher brasileira. O Supremo Tribunal Federal não vai me calar. Nós vamos lutar como em 64", iniciam, em menção ao golpe militar de 1964. Já no vídeo publicado por Guto, o áudio foi substituído por dublagem que cita ingredientes que supostamente compõem uma receita intitulada "gororoba de carne", com carne moída, cenoura e macarrão.

A manipulação da filmagem virou piada e rendeu outras versões de dublagens fora de contexto, além de gravações que imitam a original.

A disputa eleitoral protagonizada pelo atual presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou central no debate público e abriu espaço para temas relacionados à democracia, predominates na segunda edição do Prêmio Megafone.

Em 2022, a premiação realizada pela coalizão de organizações que inclui Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF, Greenpeace Brasil, Engajamundo, Hivos e Vozes Pela Ação Climática Justiça (VAC), premiou o vídeo da "Pifaizer", feito pelo humorista Esse Menino. O vídeo viral com críticas à negligência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na compra das vacinas de Covid-19 deu origem a outros memes, como "tá passada?" e "vai responder não, puta?".

Outros indicados em 2023 na categoria foram o meme relacionado ao "patriota de caminhão", da página Melted Videos, e uma sátira política usando técnicas de tik-tokers, feita pelo Filiril, e a homofobia na Copa do mundo.

Ainda na temática eleitoral, a música "Tá na hora de Jair" também se tornou viral ao conquistar anti-bolsonaristas em todo o país e ganhou na categoria "Música ou clipe". Nas redes e nas ruas, os versos "arruma as suas malas, dá no pé e vá-se embora" ecoaram nas bolhas petistas.

A premiação é a primeira e única do tipo no Brasil e conta com 14 categorias que homenageiam o ativismo brasileiro. Além das citadas acima, Ação direta, por exemplo, reúne iniciativas que ocupem algum espaço para uma denúncia ou para impedir uma injustiça. Já a arte de rua engloba trabalhos em grafite, lambe-lambe e outras linguagens artísticas que tenham acontecido na rua, e as demais são Foto, Cartaz, Cidadão Indignado, Documentário, Jovem Ativista, Marcha ou manifestação de rua, Perfil de rede social ou Reportagem e Megafone do ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.