#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu instagram Facebook Meta

Não publique vídeo sem legenda nas redes sociais hoje em dia; veja outras dicas

Presidente Lula fez isso e levou bronca de seguidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No começo de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo em seu perfil oficial em que anunciava 100 novos institutos federais no Brasil.

No entanto, algo chamou atenção do pessoal nas redes sociais: o vídeo não tinha legenda.

Segundo um relatório da Digiday de 2021, 75% das pessoas assistem a vídeos nas redes sociais no mudo. Por isso, colocar legenda tornou-se item básico de um vídeo atualmente, além de ser acessível para quem não consegue ouvir.

"Muitas redes abrem o vídeo no mudo, só solta o som quando clica nele e expande a tela. Se não tiver legenda, a pessoa que está rolando o feed não entende o que é. A legenda dá dinamismo e engaja mais", afirma a consultora em redes sociais Daniela Bernardi.

Aplicativos como Capcut, ferramentas de edição como Premiere, e de inteligência artificial como Captions geram legendas automáticas com precisão bastante alta.

O #Hashtag ouviu produtores de conteúdo e especialistas para saber o que não pode faltar num vídeo hoje em dia. Todos foram unânimes sobre a legenda e deram outras dicas para que seu vídeo tenha sucesso contra os algoritmos.

Ter uma edição dinâmica, que entregue muito conteúdo em um tempo reduzido, mas que não seja muito curto, um tempo suficiente para aprofundar pelo menos um pouco do assunto.

Isabella Faria

apresentadora do Como é que é?, da TV Folha

Um vídeo precisa gerar uma conexão emocional com seu público. No caso de um político, o principal é entender a mensagem que ele tem a dizer. As redes sociais são lugares nos quais as pessoas passam rápido. Por isso a legenda ajuda a ter clareza na mensagem. Em resumo, use a legenda sempre.

Shirly Cohen

diretora e líder criativa especialista em narrativas para mídias sociais

É fundamental a luz natural e não ter muita produção, para que as pessoas sintam que é verdadeiro. Eu recomendo aparecer o rosto de quem está fazendo o vídeo. Quem está assistindo se identifica e fica mais tempo naquele material.

Sofia Arend

do perfil @sofiasporaí

A sua personalidade é essencial. É algo que você não consegue aprender com gurus da internet. Não precisa ser a pessoa mais carismática do mundo, doidinha, serelepe. Mas tem que entender como você se comporta na frente da câmera, sobre qual tema você é apaixonado. Criar vídeo para internet parece fácil, mas não é. Mexe muito com seu psicológico. Só assim que você constrói uma comunidade de pessoas que gostam de você pelo seu jeito de ser, pelas causas que você apoia. Vídeo todo mundo pode criar. Mas vídeos marcantes são o principal desafio.

Felipe Goldenboy

criador de conteúdo e apresentador de games e eSports

A regra dos três primeiros segundos segue valendo. Uma pergunta ou uma frase instigante no começo ajuda a impedir que o espectador vá para longe do seu vídeo. Um convite para interação: se o seu objetivo é aumentar o engajamento do vídeo, uma dica é incluir uma pergunta ou alguma coisa curiosa que vai fazer o espectador querer deixar um comentário.

Jéssica Nakamura

vídeo-repórter da DW Brasil

Colocar bastidor é uma tendência. Mostre algo como se não soubesse que está sendo filmado, como se fosse uma revista de fofoca, ou como se estivesse conversando com a melhor amiga.

Daniela Bernardi

consultora em redes sociais e sócia da Real Talk

Todas essas dicas (vídeos curtos, entregar algo no fim, edição dinâmica) são provisórias. As dinâmicas das redes e os modos de navegação mudam o tempo inteiro conforme as plataformas mudam. As dicas têm mais a ver com esse sistema midiático empobrecido que a gente está, com interpretação em baixa e déficit de atenção em alta. É mais uma resposta a essas coisas do que um direcionamento do que é boa produção de conteúdo audiovisual. Não gostaria que todo conteúdo fosse assim, mas infelizmente é necessário para comunicar com um público amplo.

Rodolfo Almeida

jornalista visual e produtor de vídeo

Spencer Platt/Getty Images North America/AFP - Getty Images via AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.