#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Estados Unidos Twitter

Debate repercute nas redes com lapsos de Biden e afirmações falsas de Trump; veja trechos

Internautas também criticam ausência de checagem de fatos em embate entre candidatos à Casa Branca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro debate das eleições americanas de 2024 entre Donald Trump, 78, e Joe Biden, 81, repercutiu nas redes sociais em razão dos momentos de confusão do atual mandatário e das alegações sem provas do ex-presidente. Também foi destacada a ausência de um sistema de checagem das falas dos candidatos.

Os nomes dos dois foi parar nos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) durante o embate na noite desta quinta-feira (27), em meio a memes e críticas. Biden foi mencionado em torno de 3,23 milhões de vezes na rede social, enquanto seu opositor, 3,43 milhões.

Durante um momento em que falava sobre a pandemia de Covid-19, o presidente se atrapalhou, não conseguiu concluir a linha de raciocínio e foi interrompido pelo apresentador Jake Tapper.

A saúde cognitiva de Biden é alvo de críticas de seus opositores e a principal preocupação de sua campanha, que busca amenizar a percepção de que ele estaria velho demais para concorrer à reeleição.

A lentidão e as expressões aéreas do presidente, entretanto, acabaram chamando atenção e gerando memes e comentários críticos na internet.

Joe Biden ou... Senhor Burns?

As reações de ironia e desdém de Trump também repercutiram.

Trump aproveitou um dos lapsos de Biden ao responder uma pergunta sobre imigração e disse que não tinha entendido o que o mandatário havia dito. " Acho que nem ele sabe o que disse", afirmou o republicano.

O republicano, porém, não foi poupado de críticas ao fazer afirmações falsas e sem provas durante o encontro.


Trump afirmou, por exemplo, que os Estados Unidos estariam recebendo um maior número de terroristas. "Eles vêm de todo o mundo e esse cara [Biden] simplesmente deixou em aberto. Eu disse: 'feche a fronteira!'."

Ele também disse que imigrantes que entraram ilegalmente no país estariam estuprando e matando mulheres. No entanto, não há evidências de que a criminalidade teria aumentado em razão do aumento do fluxo migratório.

O ex-presidente ainda reforçou o argumento ao dizer que imigrantes "estão matando cidadãos em níveis nunca vistos" e "morando em hotéis de luxo em Nova York", novamente sem provas.

"Acho que o formato do debate é que Trump mente e todo mundo o deixa mentir e então passamos para a próxima pergunta", afirmou um usuário.

Tuiteiros lamentaram, especialmente, a ausência de checagens de fato ao vivo durante o embate. "Nunca houve um debate com menos verificação de fatos por parte dos moderadores do que este. Apenas uma abdicação completa de responsabilidade", escreveu um deles.

Na madrugada desta sexta (28), Trump postou um compilado do debate em seu perfil nas redes sociais, destacando justamente os lapsos do adversário durante a transmissão.

"Trump é indiciado pelo assassinato de um homem idoso na CNN", publicou o candidato.

Biden, por sua vez, destacou a narrativa de mentiras criadas pelo seu adversário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.