Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

Marcelo Katsuki - Marcelo Katsuki
Marcelo Katsuki

Cinco restaurantes com mesas ao ar livre para curtir no Recife

Casas encantam com ambientes aprazíveis e gastronomia renovada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vai passar as férias na capital pernambucana? Ou curtir o feriado do Réveillon? Então aproveite para conhecer os restaurantes que oferecem boa comida em ambientes abertos, e desfrute da rica gastronomia local com direito a sombra, brisa e um belo visual. Abaixo, meus cinco restaurantes favoritos no Recife com mesas ao ar livre.

Cá-Já
A casa do chef Yuri Machado foi uma das primeiras que conheci com mesas no quintal, isso em 2018, e oferecia também ambiente climatizado. E logo me conquistou com o sacolé cortesia para refrescar na chegada, com a hostess, uma garota trans de uma graciosidade ímpar, com o uso da hashtag #pracegover nas redes sociais, enfim, tudo muito inclusivo e inspirador – e isso inclui a criativa gastronomia do Yuri, que renova a cena da restauração local. O Cá-Já ocupa uma casa dos anos 50 nos Aflitos, bairro da zona norte da cidade, e tem uma clientela fiel, por isso chegue cedo. Para comer, recomendo o guioza de caruru, a lambreta (deliciosa!), o fettuccine cítrico com camarões e a favada com charque e carne de sol. De sobremesa, Bernoffe, versão do famoso doce de banana feita pela mãe do chef, dona Berna, responsável também pelos irresistíveis biscoitinhos que acompanham o café, outra preciosidade feita com esmero. Mais infos em @vempracaja.

Reteteu Comida Honesta
O Reteteu ocupa a varanda e um arborizado quintal de uma casa no bairro da Encruzilhada. E faz jus ao nome: comida honesta, verdadeira, com preço justo e que ainda pode ser compartilhada. O chef, Thiago das Chagas, faz uma cozinha que parece despretensiosa mas que surpreende pela apresentação e pelo sabor dos pratos. Os sucos, servidos em garrafa, e os drinques também fazem bonito. Comece com os deliciosos pastéis de caranguejo e o caldo de feijoada, que vem acompanhado de um croquete feito com as carnes da própria feijoada. De principal, tem o galeto poeirinha, com bacon e creme de milho, mas se puder pedir apenas um prato, vá de cupim cozido com molho escuro de mel de engenho e macaxeira frita, inesquecível. De sobremesa, bolo de noiva de passa de caju com sorvete de nata, passa de caju ao rum e glacê de especiarias. Mais infos em @reteteucomidahonesta.

Arvo
O restaurante surpreende com o amplo quintal onde reina uma mangueira, cercada por pinturas nas paredes que compõem uma galeria de arte a céu aberto. Visitar o Arvo é viver uma experiência sensorial onde comida, serviço e ambiente proporcionam momentos de puro deleite. Da cozinha do chef Pedro Godoy saem pratos criativos mas com um pé na tradição, afinal, "o Arvo é um restaurante de cozinha regional reinventada", como ele mesmo define. Comece com os croquetes de cupim e com o atum selado servido com sour cream de wasabi. Para quem gosta de salada, há sete opções muito bem elaboradas como a salada tailandesa de papaia verde com lula e camarão e a salada Caesar com brócolis defumado. O cupim assado no creme de milho é uma entrada com cara de prato principal, mas há opções tentadoras como o arrumadinho de charque e o arroz de polvo gratinado. De sobremesa, vá de Chocolatudo, que traz a delícia em cinco texturas. Mais infos em @arvorestaurante.

Restaurante São Pedro
O São Pedro começou em um espaço onde mal cabiam três mesinhas, mas atravessou a rua e hoje ocupa uma casa confortável, com disputadas mesas protegidas por ombrelones que ocupam o Pátio de São Pedro. A casa, também de Thiago das Chagas, mostra um outro lado do chef, mais ousado e experimental, com resultados surpreendentes. Experimente o sururu defumado com batata doce em conserva e o tartar de peixe fresco com Cajuína para se encantar. Dentre os principais, reinam os arrozes: de camarão, de polvo e de cogumelos, além do famoso arroz de caranguejo com patolas empanadas, clássico da casa. Mas não saia sem provar o vatapá do São Pedro, feito com caranguejo e acompanhado de peixe frito e arroz vermelho. De sobremesa, a torta de chocolate amargo com sorvete de amendoim é uma opção certeira. Mais infos em @saopedrorestaurante.

Terraço Capibaribe
A locação é incrível: um casarão localizado no Poço da Panela, com um pátio debruçado sobre o rio Capibaribe. Para você apreciar a cozinha contemporânea com ingredientes locais enquanto observa o movimento das águas. Tem até uma mesa do lado de fora, quase junto ao rio, um privilégio! Já chegue pedindo o caldinho de feijão ou o de camarão e parta para as mini batatas defumadas cobertas com ragu de rabada e picles de mostarda ou as croquetas de cupim, enormes! De principal, o Separadinho, versão do tradicional arrumadinho, que traz os ingredientes em cumbuquinhas. Vem feijão verde refogado com bacon e nata, charque desfiada, picles de cebola, tartare de banana e farofinha de alho. Para os vegetarianos há boas ofertas, como a lasanha de abobrinha e cogumelos e o arroz de frutos do mato, com arroz negro refogado servido sobre um molho de tomates assados, picles de cenoura, maxixe e purê de manga. De sobremesa, a clássica Cartola, com queijo manteiga grelhado e polvilhado com açúcar e canela, sobre fatias de banana douradas na manteiga de garrafa. Mais infos em @terracocapibaribe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.