Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

Marcelo Katsuki - Marcelo Katsuki
Marcelo Katsuki

Conheça o chá japonês e as artes nipônicas que celebram o ano-novo

Japan House e Bunkyo realizam eventos sobre chá, ikebana, cerâmica e gastronomia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que tal aprender um pouco sobre esse elemento emblemático da cultura japonesa, o chá verde? A mostra "Nihoncha - introdução ao chá japonês" segue até o dia 7 de abril na Japan House (Avenida Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo) com entrada gratuita.

A foto mostra utensílios utilizados no serviço do chá como xícaras e bules sobre uma base verde
Utensílios desenhados por designers japoneses para o serviço do chá - Divulgação

A exposição traz um panorama da produção do chá japonês apresentando amostras das variedades do chá, os utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por designers nipônicos, além de uma casa de chá feita em madeira de impressão 3D, a Tsuginote Teahouse. Projetada pelo arquiteto japonês Kei Atsumi e pelo arquiteto francês Nicholas Préaud, ela é formada por mais de 900 peças de madeira que se fixam a partir de encaixes, sem o uso de colas ou parafusos.

E olha que bacana: o chef patissier Cesar Yukio vai ministrar um workshop gratuito* de Ochauke, nome como é chamado o doce que acompanha o chá japonês, nos dias 19 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h30. Durante o evento, o público terá uma introdução sobre o ochauke e vai poder preparar seu próprio doce para degustá-lo com uma xícara de chá.

* As vagas são limitadas e as senhas ficarão disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.

A foto mostra um arranjo japonês sobre um fundo vermelho
As artes do ano-novo no Japão, evento realizado no Espaço Cultural Bunkyo em São Paulo - Reprodução

Já o Espaço Cultural Bunkyo vai abrigar o "Shinnenkai, tradição nipônica de boas-vindas ao ano-novo" neste final de semana, dias 20 e 21 de janeiro. Uma ótima oportunidade para conhecer as artes que celebram o Ano-Novo no Japão como o Ikebana (arranjo floral), o Chado (chá), o Shodo (caligrafia), a arte Koguei (cerâmica) e, claro, a gastronomia.

Além de eventos como a cerimônia do chá (com reservas antecipadas), haverá restaurantes oferecendo pratos como sushi, temaki, yakisoba, gyoza, somen gelado (perfeito nesse verão), crepes, chás e doces, além de bebidas variadas.

O acesso ao Bunkyo fica na Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade, São Paulo. Os ingressos (R$ 30 inteira / R$ 15 meia) podem ser adquiridos nesse link.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.