Mural

Os bastidores do jornalismo nas periferias de SP

Descrição de chapéu
jornalismo mídia

Éramos quase 30 no início, hoje somos mais de 500

Há 12 anos, começávamos aqui a história da Agência Mural de Jornalismo das Periferias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Izabela Moi
Agência Mural

Exatamente às 0h do dia 24 de novembro de 2010, há 12 anos –posso dizer a hora exata porque estava na Redação da Folha nesta noite-- nascia este blog.

Mural foi o nome escolhido pelo grupo de jovens, estudantes ou recém-formados na universidade, que participaram da formação de jornalismo cidadão e educação midiática liderados por Bruno Garcez, dentro do projeto de sua bolsa do ICFJ.

Estreamos como um inédito blog noticioso sobre as periferias da Grande São Paulo hospedado no maior jornal do país –obrigada de novo à Folha. Em troca de um conteúdo exclusivo, tínhamos uma hospedagem com credibilidade. Na época, eu ainda trabalhava no jornal e todos e todas nós, que fazíamos o blog ter sempre uma nova reportagem publicada por dia, de segunda a sexta, encaixávamos a missão que nos unia nas horas "vagas".

Primeiros participantes do blog Mural há 12 anos. Trabalho se transformou na Agência Mural de Jornalismo das Periferias
Primeiros participantes do blog Mural há 12 anos. Trabalho se transformou na Agência Mural de Jornalismo das Periferias - Reprodução

Do blog estendemos braços e pernas pelos territórios para além da reportagem. Fomos fazer conversas e oficinas em escolas públicas, debates e encontros de jornalismo e comunicação em universidades, participar de eventos, congressos, onde o convite fizesse sentido. Mural nas escolas, Mural nas universidades, e a Expo Mural –nosso evento itinerante que ocupou muitos espaços e agendas culturais para que pudéssemos encontrar nossa audiência ao vivo.

Depois de cinco anos de blog e de outras experiências, resolvemos ter uma casa nossa: a Agência Mural de Jornalismo das Periferias ganhava um nome e um site para poder contar tudo o que andava acontecendo.

O blog também sentiu a mudança: quando nossa reportagem passou para o site, resolvemos contar neste espaço um lado que ninguém via. Os bastidores da produção da agência no dia a dia, assim como as reflexões e aprendizados de uma organização de notícias que queria continuar experimentando e inventando novidades.

Nós éramos quase 30 no primeiro dia desta aventura que ainda não tem data pra terminar. E nesses 12 anos, mais de 500 jovens profissionais das periferias da Grande São Paulo (e também de Salvador e do Ceará) se tornaram "muralistas", como nos apelidados a nós mesmos.

Muralista é quem acredita nesta missão comum –de reduzir as desigualdades de informação sobre as regiões menos privilegiadas das cidades, de desconstruir os estereótipos sobre seus moradores e criar uma narrativa muito mais inclusiva . Bonita coincidência de apelido, aliás, com o movimento de arte do México.

Mas hoje, caro leitor, cara leitora, venho aqui dizer que vamos deixar esta "casa", este blog. Ela foi nossa primeira e será sempre parte da nossa história, mas nossos caminhos tomaram outros rumos. Você vai poder continuar nos lendo aqui na Folha com as reportagens que publicamos uma vez por semana. Mas poderá também vir nos visitar –no nosso site e nas nossas redes sociais. Ou assinar nossa newsletter.

O mais importante deste texto inteiro é que ele não é uma despedida. É um agradecimento por 12 anos a tantas pessoas que fizeram esta jornada acontecer. E um convite para você continuar conosco. Afinal, a gente sempre soube, desde o início, que não se conquista nada sozinho(a). Obrigada!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.