Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Orquestra de Câmara da ECA/USP inicia temporada de 2022

Concertos têm ingressos gratuitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sob regência do maestro Gil Jardim, acontece nesta sexta-feira (1º), às 20h, no anfiteatro Camargo Guarnieri, em São Paulo, e no domingo (3), às 17h, na Catedral Presbiteriana de São Paulo, as primeiras apresentações da temporada de 2022 de concertos da OCAM (Orquestra de Câmara da ECA/USP). Os ingressos são gratuitos.

Buscando dialogar e trazer a música erudita para âmbitos mais populares e formada por jovens estudantes de música, a OCAM conta ainda com a participação do solista Cláudio Micheletti, violino spalla da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Experimental de Repertório, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo.

Em foto colorida, integrantes da OCAM Orquestra de Câmara da ECA/USP posam para câmera
OCAM Orquestra de Câmara da ECA/USP - Marcelo Macaue/Divulgação

A OCAM leva aos palcos "Masques et Bergamasques, Op. 112", de Gabriel Fauré (1845-1924), e o "Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77", de Johannes Brahms (1833-1897).

A obra de Gabriel Fauré foi composta em 1918, teve sua estreia em 1919 e foi inspirada em versos de Paul Verlaine (1844-1896), poeta simbolista francês. À época da composição, Fauré era diretor do Conservatório de Música de Paris, instituição com um papel cultural relevante no início do século 20.

Já a segunda obra, o "Concerto para Violino em Ré Maior Op. 77", de Johannes Brahms, foi escrito em 1878 e dedicado a Joseph Joachim, virtuose do instrumento e grande amigo do compositor. Esse concerto está entre os mais importantes do romantismo e foi executado pelo próprio Joachim, sob regência de Brahms, na estreia em Leipzig, em 1879.

"A Orquestra de Câmara da ECA/USP projetou sua nova temporada, enfatizando a diversidade estética e cultural presentes no contexto da cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo", diz o maestro Gil Jardim, diretor da OCAM e regente do programa.

Embora os ingressos sejam gratuitos, os concertos no anfiteatro e na catedral têm entrada solidária. Serão arrecadados alimentos não perecíveis a serem distribuídos para a comunidade São Remo, próxima à Universidade de São Paulo.

Bons concertos!

CONCERTOS OCAM

PROGRAMA "Masques et Bergamasques, Op. 112", de Gabriel Fauré

QUANDO Sexta-feira (1º), às 20h, no anfiteatro Camargo Guarnieri

ONDE Universidade de São Paulo, r. do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo, tel. (11) 3091-3001

QUANTO Gratuito

PROGRAMA "Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77", de Johannes Brahms.

QUANDO Domingo (3), às 17h

ONDE Catedral Presbiteriana de São Paulo, r. Nestor Pestana, 136/152, Consolação, São Paulo, tel.(11) 3138-1600

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.