Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior
Descrição de chapéu

Cantor Jean William apresenta o show 'Grandes Temas' nesta quinta-feira, em São Paulo

Espetáculo, gratuito, terá a participação da cantora Luiza Possi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta quinta-feira (26), às 20h, no teatro Porto, em São Paulo, o show "Grandes Temas", com o tenor Jean William, 36. Gratuito, o espetáculo conta com a participação da cantora Luiza Possi.

Com o intuito de sensibilizar e democratizar o acesso à música clássica, com apresentações gratuitas e o olhar moderno e descontraído do artista no repertório, Jean William deve mostrar o porquê de ser um dos atuais expoentes do gênero no Brasil.

Em foto colorida, o cantor Jean William aparece cantando em um palco iluminado de vermelho
O cantor Jean William - Cristina Granato/Divulgação

Dirigido por Guilherme Leme Garcia, com direção musical de Lourenço Rebetez e iluminação de Anna Turra, o espetáculo conta com 13 instrumentistas acompanhando o artista na execução de parte das obras de compositores como Villa-Lobos, Schumann e Giacomo Puccini.

Considerado um fenômeno da música clássica brasileira, Jean William já se apresentou em locais como o Lincoln Center, em Nova York; Ópera de Monte Carlo, em Mônaco; além de ter cantado para o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, em 2017, para um público estimado de 1 milhão de pessoas. William também já dividiu palcos com Fafá de Belém, Sandy, Simone, Jaques Morelenbaum, Renato Braz, Fabiana Cozza e Laura Pausini, entre outros artistas.

"A Luiza Possi é uma grande representante da atual música popular brasileira. Ela tem bom gosto musical, uma voz linda, além de ser uma pessoa maravilhosa. Estou com muitas expectativas para esse encontro e espero que seja uma parceria vindoura", disse o tenor por meio de sua assessoria de imprensa.

Em foto colorida, o cantor Jean William e a cantora Luiza Possi aparecem cantando juntos em um palco iluminado de azul
O cantor Jean William e a cantora Luiza Possi - Cristina Granato/Divulgação

Nascido em Sertãozinho, interior de São Paulo, e criado pelos avós em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, Jean aprendeu violão e acordeão com o avô Joaquim, que era cortador de cana. Aos oito anos, passou a cantar no coral da igreja. Apaixonou-se pela música clássica aos 10 anos ao ouvir músicas italianas na casa de vizinhos. Em sua trajetória, foram necessários muito estudo e muita dedicação. Primeiramente, o Jean William estudou música na USP Ribeirão Preto e, posteriormente, transferiu-se para São Paulo, formando-se pela ECA-USP.

Em 2009, quando Jean William estava com 23 anos, o maestro João Carlos Martins tornou-se seu orientador. A partir daí, apresentou-se como solista em palcos como o da Sala São Paulo e o do Avery Fisher Hall, no Lincoln Center de Nova York, recebendo elogios da crítica. Foi para Milão aprimorar seus estudos em música e teve aulas com importantes nomes do cenário lírico como Davide Rocca, Luciana Serra e Umberto Finazzi.

Mesmo tendo forte influência de óperas italianas, o cantor também ataca no popular. Exemplo disso é o disco "Dois Atos" (2014), cujo repertório contemplou obras eruditas e composições populares. O trabalho contou com a participação de nomes como os das cantoras Mônica Salmaso e Fafá de Belém, além dos pianistas Nelson Ayres e André Mehmari.

Bom show!

SHOW GRANDES TEMAS

ARTISTAS Jean William e participação especial de Luiza Possi

QUANDO Nesta quinta-feira (26), às 20h

ONDE Teatro Porto, alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, São Paulo, tel. (11) 3366-8700

QUANTO Gratuito, retirada de ingressos na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.