Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Sesc Jazz começa nesta quarta-feira

4ª edição do evento traz 20 atrações nacionais e internacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começa nesta quarta-feira (5) e vai até o dia 23 de outubro a quarta edição do Sesc Jazz, que acontece em sete unidades do Sesc: Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Pompeia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José dos Campos. A programação inclui atividades formativas e on-line.

Entre as atrações estão a flautista norte-americana Nicole Mitchells, o pianista congolês Ray Lema, o cornetista Rob Mazurek com sua Exploding Star Orchestra, o coletivo londrino Kokoroko, liderado pela trompetista Sheila Maurice-Grey, o pianista sul-africano Nduduzo Makhathini e a cantora, percussionista e multiartista Dobet Gnahoré, da Costa do Marfim.

Em foto colorida, o pianista, arranjador e compositor Laércio de Freitas um dos homenageados no evento
O pianista, arranjador e compositor Laércio de Freitas, um dos homenageados no evento - Divulgação

A presença feminina recebe vozes expressivas, como a da cantora peruana Susana Baca e a da brasileira Alaíde Costa, que dividirá o palco com sua conterrânea Ilessi, em um encontro voltado à música negra brasileira das últimas décadas. Além das pianistas Macha Gharibian, armênia radicada na França, e Kathrine Windfeld, da Dinamarca.

A tradição da música brasileira também está garantida durante as três semanas do Sesc Jazz com projetos significativos, como a retomada do álbum "Quarteto Negro", que completa 35 anos em 2022, com três de seus integrantes originais: Zezé Motta, Djalma Correa e Jorge Degas, além do clarinetista Ivan Sacerdote completando a formação, que contava, em sua versão original, com Paulo Moura, falecido em 2010. Outro álbum lembrado nesta edição é "Lágrima / Sursolide Suite" (1982), de Lelo Nazário, lançado há 40 anos.

O pianista Laércio de Freitas e o percussionista Airto Moreira, por sua vez, são festejados em vida por meio de dois espetáculos-homenagem inéditos que se debruçam sobre suas obras e reúnem nomes importantes da cena instrumental brasileira. Um outro ponto de atenção desta edição são os concertos das Orquestra Afrosinfônica e Orkestra Rumpilezz, as duas da Bahia.

Em foto preto e branca, Afrosinfônica Orquestra, uma das atrações do Sesc Jazz posa para a câmera
Afrosinfônica Orquestra, uma das atrações do Sesc Jazz - Filipe Cartaxo/Divulgação

Vale lembrar que Laércio de Freitas acaba de ganhar um megaprojeto com CD, songbook, show e um documentário, que certamente irá agradar e muito quem valoriza a musicalidade deste talentoso artista. "Laércio de Freitas, octogenário, merecia um projeto especial que registrasse esse legado, enorme e valioso, merecia que seu conhecimento e sua obra chegassem às pessoas", adiantou o produtor e idealizador do projeto Helton Altman.

A programação da quarta edição do Sesc Jazz está disponível em http://sescp.org.br/SESCJAZZ e nas redes sociais do @sescsp e unidades participantes.

Bons shows!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.