Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Canal Brasil exibe documentário 'Alcione - O Samba é Primo do Jazz' nesta segunda-feira

Longa mostra parte da carreira e da vida pessoal da Marrom

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora Alcione, também conhecida como Marrom, completa 75 anos de vida nesta segunda-feira (21). É em comemoração ao aniversário de 75 anos da cantora que o Canal Brasil exibe, às 20h20, o documentário "Alcione - O Samba é Primo do Jazz".

O longa, com direção de Angela Zoé, mostra parte da carreira e da vida pessoal da Marrom. Por meio de imagens de arquivo, o filme relembra a trajetória profissional da artista a partir de suas referências musicais e mostra também a vida pessoal de Alcione e sua relação com familiares e amigos, entre eles, o maestro Alexandre Menezes.

Em foto colorida, aparece a Em foto colorida, a ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da foto da cantora Alcione
Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da foto da cantora Alcione - Fotomontagem Carlos Bozzo Junior/Folhapress

Dona de hits atemporais como "Não Deixe o Samba Morrer", "A Loba", "Você Me Vira a Cabeça" e "Meu Ébano", Alcione é um dos grandes nomes do samba. Nascida em São Luís, Maranhão, a artista teve contato com a música desde cedo quando aprendeu com o pai a tocar instrumentos de sopro como o trompete. Mudou-se para o Rio de Janeiro para apostar na carreira musical. Na Cidade Maravilhosa, a artista se apaixonou pela Estação Primeira de Mangueira e pelo samba, consagrando-se como uma das maiores intérpretes do gênero.

"O Samba é Primo do Jazz" apresenta a trajetória musical desta diva da música brasileira, mostrando uma artista descontraída e matriarcal, tanto em relação a sua vida pessoal quanto à vida artística.

Bom filme!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.