Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Cantora Lia Paris homenageia Édith Piaf, em show, na Blue Note São Paulo

Espetáculo acontece neste sábado; leia entrevista com a artista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Música em Letras entrevistou a cantora e compositora Lia Paris que homenageará, em show, neste sábado (25), às 20h, na Blue Note São Paulo, a cantora, compositora e atriz francesa Édith Giovanna Gassion, conhecida como Edith Piaf (1915-1963).

"Sinto como se este show fosse uma oportunidade de ‘viver outras vidas’, através das histórias das músicas. Eu viajo com elas e amo provocar isso no público nos transportando para aquela época, para aquele sentimento", disse Lia Paris.

Em foto preto e branco, a cantora Lia Paris aparece cantando
A cantora Lia Paris que se apresenta neste sábado, na Blue Note São Paulo - Divulgação/Christian Bittencourt

Acostumada a passear com sua bela voz pelo universo eletrônico, no espetáculo a cantora promete mostrar seu lado jazzístico apoiado por um duo formado por quem é do ramo.

Quem são os músicos que irão acompanhá-la?

Dois musicistas muito especiais, pelo Hanser Ferrer que é um pianista espetacular, talento de família já que é sobrinho neto do Ibrahim Ferrer [Buena Vista Social Club]. Inclusive, ele e família tem projetos lindos de música cubana. Também tenho a honra de estar acompanhada pelo contra baixista Zeli Silva, que além de outros projetos, tem seu trabalhos solo, que é lindíssimo.

De quem são os arranjos para as músicas do espetáculo?

São eles quem escrevem os arranjos, e nos ensaios acabamos por fazer mudanças juntos. Gostamos de fazer versões diferentes das originais, normalmente com um toque mais dramático. Gosto de enfatizar a poesia e histórias das músicas, por isso sempre conto algum detalhe ou curiosidade sobre elas, assim todos podem mergulhar comigo nas emoções de casa uma e o show fica muito mais íntimo e vivo.

Entre as músicas do espetáculo figuram "Lá Vie em Rose", "Sympathique" e "Je ne Regrette Rien", comente-as.

Então, "Lá Vie em Rose", escrita pela próprios Piaf, é uma delas. Música que desde a década de 60 embala histórias de amor no mundo inteiro, o poder desta música é surreal. A segunda que gostaria de destacar é "Sympathique" conhecida como "Je ne veux pas travailler. Uma música maravilhosa muitas vezes erroneamente atribuída à Piaf, mas que na verdade é da banda Pink Martini, lançada em 97. Mas que sim, na minha opinião, ela [Édith Piaf] certame a teria gravado e ficaria lindíssima na voz dela. A terceira é "Je ne Regrette Rien", o último sucesso de Édith Piaf, a foi apresentada por Michel Vaucaire e Charles Dumont, e foi amor à primeira vista, já que ela disse que estava esperando por essa música, já que representava a sua vida.

Em foto colorida, a cantora Lia Paris aparece ornada por grandes rosas e deitada deitada
A cantora Lia Paris - Divulgação/Silvana Garzaro

Bom show!

SHOW ÉDITH PIAF POR LIA PARIS

ARTISTAS Lia Paris (voz), Zeli Silva (contrabaixo) e Hanser Ferrer (piano)

QUANDO Sábado (25), às 20h

ONDE Blue Note São Paulo, av. Paulista, 2073, Consolação, São Paulo

QUANTO De R$ 60 a R$ 120

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.