Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Exposição sobre músico Euclydes de Araujo Senna tem início nesta terça-feira

Mostra sobre o artista conhecido como príncipe negro da música chega ao MIS de Ribeirão Preto, no interior paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Acontece nesta terça-feira, no Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a estreia da exposição gratuita "Euclydes de Araujo Senna: O Príncipe Negro da Música Brasileira", uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

A mostra traz informações e materiais inéditos sobre o músico Euclydes de Araujo Senna, conhecido como príncipe negro, reunindo um acervo de fotos do artista, incluindo documentos doados pela viúva do músico, Gualberta Alcunha, e a partitura de uma de suas composições.

Em foto preto e branco, o Príncipe Negro aparece tocando sax para a vedete que dança
O príncipe negro com a vedete Anita Del Rio, na Argentina, em 1930 - Divulgação/Acervo MIS-RP

Euclydes de Araujo Senna dançava, cantava e tocava saxofone divulgando o samba, o choro e a música brasileira pela América Latina nos anos 1920. Aos 16 anos, teve seu talento certificado por Pixinguinha (1897-1973). O apelido príncipe negro lhe foi dado quando, no México, "mordeu" o terceiro lugar de um concurso internacional de seu instrumento, o saxofone.

Em foto preto e branco, o saxofonista Euclydes de Araujo Senna aparece segurando um saxofone ao lado de um pianista e seu instrumento
O saxofonista Euclydes de Araujo Senna, na década de 1930 - Divulgação/ Acervo MIS-RP

Essa é uma ótima oportunidade de conhecer a obra e um pouco sobre a vida de um músico talentoso, que sofreu um quase apagamento, com as escabrosidades ocasionadas pelo preconceito e pelo racismo.

EXPOSIÇÃO ‘EUCLYDES DE ARAUJO SENNA: O PRÍNCIPE NEGRO DA MÚSICA BRASILEIRA’

QUANDO Terça-feira (19), das 9h às 12h e das 14h às 17h. A exposição vai até o dia 24 de abril de 2024, com recesso de 22 de dezembro a 8 de janeiro

ONDE Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto - r. Cerqueira César, 371, centro, Ribeirão Preto (SP), tel. (16) 3635-3660

QUANTO Grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.