Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Filme 'Os Doces Bárbaros' será exibido gratuitamente a partir desta quarta-feira

Documentário será disponibilizado pela plataforma Itaú Cultural Play

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta quarta-feira (13), a plataforma Itaú Cultural Play, que disponibiliza gratuitamente em seu catálogo clássicos, obras premiadas e produções independentes, exibirá o documentário de Jom Tob Azulay "Os Doces Bárbaros" (1976).

O filme retrata o encontro de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa (1945-2022) e Maria Bethânia, em 1976, quando se reuniram para criar o grupo que dá nome ao filme com a finalidade de realizar uma turnê pelo Brasil e celebrar uma década de suas carreiras individuais.

Em foto colorida, Gilberto Gil aparece cantando segurando um microfone em um palco onde ao fundo está sentado Caetano Veloso
Cena do filme 'Os Doces Bárbaros' - Divulgação

A banda que acompanha os artistas era formada pelo percussionista Djalma Corrêa (1942-2022) (percussão), o contrabaixista Arnaldo Brandão, o pianista Tomás Improta, o baterista Chiquinho Azevedo, o guitarrista Perinho Santana e os flautistas e saxofonistas Mauro Senise e Tuzé Abreu.

Quinze canções foram compostas exclusivamente para a turnê, que teve a primeira apresentação em São Paulo, no dia 24 de junho de 1976, no Anhembi. Entre as músicas "Um Índio", de Caetano Veloso, "Pássaro Proibido", de Caetano e Bethânia, e "O Seu Amor", de Gil, além de canções de outros compositores como "Fé Cega, Faca Amolada", de Milton Nascimento, e "Atiraste Uma Pedra", de Herivelto Martins.

Durante a turnê, enquanto o grupo estava hospedado no hotel Ivoram, em Florianópolis, Gilberto Gil foi preso por porte de drogas, fato que está registrado no documentário.

Em foto colorida, a cantora Maria Bethânia aparece cantando
A cantora Maria Bethânia - Divulgação

Simultaneamente à exibição de "Os Doces Bárbaros", na quarta-feira (13), às 20h, será aberta no Itaú Cultural, em São Paulo, a Ocupação Maria Bethânia, na qual visitantes entrarão em contato com elementos que fazem parte das referências da cantora.

"Os Doces Bárbaros" e todos os filmes da plataforma de cinema brasileiro do Itaú Cultural podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e pelos dispositivos móveis Android e IOS.

EXIBIÇÃO DO FILME ‘OS DOCES BÁRBAROS’

ARTISTAS Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa

QUANDO Quarta-feira (13)

ONDE Plataforma Itaú Cultural Play em www.itauculturalplay.com.br

QUANTO Gratuito

OCUPAÇÃO MARIA BETHÂNIA

CURADORIA Bia Lessa

QUANDO Abertura quarta-feira (13), às 20h; visitação será aberta ao público de quinta-feira (14) até domingo (9) de junho

ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, pisos térreo e 1º andar, tel. (11) 2168-1777

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.