Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo férias

Corredor tem férias?

Ideal é manter o ritmo de treinos ou tirar uns dias de recesso durante o período de férias?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Primeiro Natal, depois Ano Novo, e finalmente férias. E os treinos, como ficam?

Eu vou tentar responder essa pergunta, mas antes deixo um alerta. Eu não estou aqui para dizer o que você deve fazer. Não há certo nem errado. E reforço meu total respeito e admiração por você, caro atleta abnegado, que não abre mão de seguir a planilha à risca nos 12 meses do ano.

Então, sem ditar regras, vamos encarar este texto como uma reflexão, ok? E, se por acaso você quiser fazer diferente, terá meu inteiro apoio.

Vamos começar do começo.

Mulher corre em areia da praia
É possível conciliar férias e treinos - Alex Gorin/Unsplash

Férias são importantes. Vale para a escola, vale para o trabalho, e também vale para o seu treino. É um momento para o descanso, para a recuperação, para a reavaliação e para o planejamento do próximo ciclo. Dá para ficar sem férias? Milhões de brasileiros que não podem (ou não querem) se dar a esse luxo estão aí para provar que sim.

Pense bem: toda corrida tem uma largada e uma chegada. Parar e começar fazem parte do esporte.

Essa percepção é confirmada por profissionais de educação física. "Qualquer atleta amador que se dedica e corre 30, 40, 50 km por semana deve considerar tirar umas férias", afirma o treinador e maratonista Gustavo Guedes, do Corrida Perfeita.

Gustavo recomenda que o corredor aproveite o período de recesso e experimente outras atividades que não costuma fazer regularmente. "É o momento de fazer uma caminhada, andar de bicicleta, natação, jogar futebol com os amigos." Ele lembra que o nosso corpo se beneficia quando recebe estímulos diferentes do habitual.

Mas pode correr? Claro que pode. Vale deixar a parte da obrigação em segundo plano e priorizar o prazer. "Nas planilhas de férias que monto, uso os tempos e distâncias apenas como referência. É o atleta quem vai decidir se quer correr mais do que o determinado, ou se prefere fazer um treino mais leve e curto do que o previsto", explica Gustavo.

Uma opção para quem pretende se manter ativo é ter duas ou três corridas curtas e leves durante a semana, e tentar encaixar um treino mais longo a cada sete dias. O ritmo deve ser leve -- se você não conseguir conversar durante o treino, significa que está indo rápido demais.

O corredor amador que quiser usar as férias para se aperfeiçoar deve investir em treinos de fortalecimento. Se tiver acesso a uma academia, tanto melhor. Caso contrário, exercícios funcionais já ajudam muito. "Com 15 minutos já é possível fortalecer a musculatura e deixar o corpo pronto para o próximo ciclo".

E deixo uma dica que sempre funciona para mim. Nas férias, tente unir a atividade física ao prazer. Se estiver turistando por aí, por que não reservar parte do dia para fazer um city tour correndo? Perder-se por ruas e vielas de cidades novas é um prazer à disposição de todo corredor. Faça isso pela manhã, sem comprometer o roteiro e os planos para o dia.

É assim, correndo por prazer, e descansando por necessidade, que eu pretendo passar parte das minhas férias. E vocês? Escreva nos comentários deste texto, ou mande uma mensagem para blognacorrida@gmail.com. Se preferir, também estou no Instagram, no perfil @rodrigofloresnacorrida. Quem sabe não posto um pouco das minhas viagens (e dos meus treinos!) nessas férias?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.