Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Estudo aponta benefícios de cerveja sem álcool para atletas

Bebida hidrata, dá energia e ajuda no processo antiinflamatório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Quem frequenta provas de rua já deve ter notado a presença crescente de marcas de cerveja na lista de patrocinadores dos eventos. A Michelob Ultra, por exemplo, esteve presente nas maratonas do Rio e de Floripa em 2022.

E cerveja combina com atividade física? Sim e não.

O "não" é fácil de explicar. O álcool tem efeito deletério para o atleta. Ele reduz os níveis de açúcar no sangue, acelera a desidratação e favorece o acúmulo de ácido lático, que leva a cãibras e perda de desempenho. Os efeitos são potencializados quando o consumo é exagerado. Em resumo: não orna.

Casal bebe cerveja em praia durante o pôr do sol
Cerveja sem álcool hidrata, dá energia e tem benefícios antiinflamatórios para atletas - Unsplash

Por outro lado, segundo pesquisa publicada em dezembro, a cerveja sem álcool é mais saudável do que sua versão tradicional e até do que algumas bebidas isotônicas disponíveis no mercado.

Segundo Maria Portillo, pesquisadora afiliada do Centro de Pesquisas Biomédicas no Instituto Carlos III e da Universidade do País Basco, na Espanha, os responsáveis pelos efeitos positivos da cerveja sem álcool são os polifenois, compostos bioativos presentes no lúpulo – planta que é usada na fabricação da bebida e que confere amargor, aroma e sabor. Esses compostos possuem efeito antiinflamatório, e ajudam na recuperação muscular após a atividade física. Embora também estejam presentes nas cervejas tradicionais, os efeitos positivos dos polifenois são parcialmente neutralizados pela presença de álcool.

A pesquisa de Portillo revisou dados disponíveis de outros estudos conduzidos na última década, com ênfase no impacto positivo da bebida no sistema cardiovascular. "Os polifenois presentes na cerveja apresentam efeitos antioxidantes interessantes, além de benefícios antiinflamatórios", disse a pesquisadora em entrevista ao Washington Post.

O estudo indica ainda benefícios da cerveja com álcool na redução do colesterol -- algo que não ficou evidente nas versões sem álcool. Mas os pesquisadores recomendam que o benefício seja obtido a partir do consumo de alimentos considerados saudáveis como peixes e azeite de oliva.

Então pode trocar água por cerveja sem álcool? Não é bem assim. A bebida não é a melhor opção para ser ingerida antes ou durante a corrida. Por ser gaseificada, ela pode causar desconforto, azia, gases e mal estar durante a realização da prova. Portanto, seu consumo é indicado preferencialmente depois da atividade física, para hidratação e reposição energética.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.