Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Evans Chebet é bicampeão da maratona de Boston; Kipchoge chega em 6º

Queniano vence a mais tradicional maratona do mundo pelo 2º ano seguido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

O queniano Evans Chebet ganhou a 127ª edição da maratona de Boston. Vencedor no ano passado, ele conquistou o bicampeonato ao cruzar a linha de chegada em 2h5min54, quase um minuto mais rápido do que o seu tempo em 2022. Dividiram o pódio o tanzaniano Gabriel Geay e o também queniano Benson Kipruto.

O resultado não pode ser considerado uma surpresa. Chebet venceu seis das últimas sete maratonas que disputou. Ele é detentor da oitava melhor marca da maratona de todos os tempos: 2h03min00 registrados em Valência (Espanha) no ano passado. Em 2022, além de Boston, ele também venceu a icônica maratona de Nova York.

Evans Chebet vence pelo segundo ano consecutivo a maratona de Boston - Getty Images via AFP

Apesar dos resultados superlativos de Chebet, a prova de Boston tinha um favorito incontestável. Desde que chegou aos EUA, o queniano Eliud Kipchoge tem atraído todos os holofotes. Ele é o atual recordista mundial e único ser humano a correr os 42 km em menos de duas horas. Mais do que o melhor corredor do mundo, Kipchoge é provavelmente o melhor maratonista da história. Mas, sem conseguir se desgarrar do pelotão da frente no início da prova, ele perdeu rendimento após os 30 km e terminou a prova em sexto lugar.

E uma curiosidade: Kipchoge e Chebet treinam juntos praticamente todos os dias nas montanhas e estradas de terra batida do Quênia.

Entre as mulheres, a vitória ficou com a queniana Hellen Obiri, que completou os 42km em 2h21min38. Amane Beriso, da Etiópia, e Lonah Salpeter, de Israel, fecharam o pódio.

Como foi a prova

A maratona de Boston costuma ter clima imprevisível, com edições sob chuva e neve ou sob calor de 30 graus. Em 2023, apesar da chuva leve, a temperatura foi amena, na casa dos 10 graus Celsius, o que favoreceu o ritmo forte dos atletas.

Nos primeiros quilômetros, aproximadamente 10 corredores se desgarraram na liderança, e assim o pelotão se manteve até a metade da prova, com Kipchoge aparentemente ditando o ritmo do grupo. A situação só mudou depois do 30º quilômetro, quando Evans Chebet passou a acelerar e o número de perseguidores próximos caiu pela metade. Entre os que ficaram para trás estava Eliud Kipchoge.

A partir daí, Chebet, Kipruto e Geay se alternaram na liderança, indicando um final de prova emocionante. No quilômetro final, Chebet aproveitou-se de um aclive no percurso para acelerar e estabelecer o seu favoritismo.

A mais tradicional do mundo

A maratona de Boston é a segunda mais antiga do mundo. A primeira prova foi disputada em 1897, apenas um ano depois da histórica corrida realizada em Atenas, em 1896, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Apesar disso, Boston é considerada a maratona mais tradicional por ser disputada anualmente desde então.

Por ter os pontos de largada e chegada separados por mais de 21 km, e por ter um percurso com declive de quase 150 metros (o limite oficial é de 42m), a prova de Boston não atende às regras da World Athletics (antiga Federação Internacional de Atletismo) para a homologação de recordes. (Leia mais sobre os critérios para recorde mundial aqui).

Pelotão de líderes da maratona de Boston no quarto final da prova. O favorito Eliud Kipchoge não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes após 30km. - USA TODAY Sports via Reuters Con

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.