Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Buenos Aires lança ofensiva para atrair atletas brasileiros

Preços baixos, arquitetura, clima ameno e ruas planas fazem parte dos atrativos da capital argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Convenhamos, o pacote é sedutor.

A taxa de câmbio está favorável, e o real compra na Argentina mais do que aqui no Brasil. Se tiver dólares guardados, melhor ainda – leve-os na carteira e veja a multiplicação das cédulas acontecer bem diante dos seus olhos.

Mas as vantagens para o turista brasileiro que visita Buenos Aires não são apenas financeiras. Um passeio pelas avenidas da capital argentina revela vias arborizadas, calçadas largas e arquitetura clássica, um refresco para os olhos acostumados com os prédios tediosos de São Paulo, por exemplo. Lá come-se bem, e bebe-se melhor ainda. Para amarrar tudo isso, Buenos Aires é uma cidade mais segura do que a média das metrópoles brasileiras.

Brasileiros adoram Buenos Aires. Basta olhar os números. No mês passado, foram 65 mil turistas brasileiros que desembarcaram na capital argentina, 50% a mais do que os norte-americanos e o triplo dos uruguaios. No ranking de cidades que mais leva pessoas a Buenos Aires, São Paulo é a primeira, e Rio de Janeiro é a terceira – Santiago, no Chile, aparece entre as duas.

É muita gente, mas há espaço para crescer. O escritório de fomento do turismo Visit Buenos Aires lançou na semana passada uma ofensiva para atrair um nicho específico de turista brasileiro: o atleta.

Se você parar para pensar, faz sentido enxergar Buenos Aires como uma cidade convidativa para o esporte. Além dos motivos já citados acima, a capital argetina também oferece ao atleta um clima ameno e ruas razoavelmente planas – um alento para quem está acostumado a pirambeiras em São Paulo, Belo Horizonte ou Curitiba.

De todos os eventos esportivos de Buenos Aires, a maratona internacional certamente é a mais conhecida dos corredores brasileiros. Quase 10% dos cerca de 10 mil competidores são brasileiros – disparado o maior grupo entre estrangeiros. A corrida, que acontece em setembro, passa pelos principais pontos turísticos da cidade – de Palermo a Puerto Madero. Que atire o primeiro par de tênis o maratonista que nunca sonhou em correr a prova de Buenos Aires.

Menos conhecida, e talvez com o maior potencial para atrair brasileiros é a Meia Maratona de Buenos Aires. A prova acontece em agosto, ou seja, com aquele friozinho gostoso na largada, e reúne 20 mil pessoas – 4% desses são brasileiros. Para quem pretende conciliar turismo e corrida, a meia maratona é a melhor opção, pois são menores as chances do atleta ficar exausto após a prova.

Maratonistas passam em frente ao estádio La Bombonera, em Buenos Aires
Maratonistas passam em frente ao estádio La Bombonera, em Buenos Aires - Divulgação

Novidades

Para os ciclistas, haverá a primeira edição da Gran Fondo Argentina, competição marcada para 18 de junho. A competição é bem mais democrática que a média das provas ciclísticas. Com o intuito de atrair também o atleta casual, além das bicicletas de estrada, os participantes poderão competir com mountain bikes. Ela é aberta a atletas a partir de 16 anos, e oferece duas opções de circuitos -- 90 km e 45 km. Ou seja, dá para chegar na cidade na véspera, alugar uma bike e participar da corrida no dia seguinte.

E para que acha pouco só correr ou pedalar, Buenos Aires sediará provas do Ironman. A expectativa da organização é reunir 1.700 atletas em 17 de setembro para uma competição de 5150 – ou seja, uma versão mais curta da franquia de triatlo. Já o desafio Ironman 70.3 deve receber cerca de 1.400 em 29 de outubro.

E você? Já fez ou pretende fazer uma prova em Buenos Aires? Conte nos comentários abaixo ou me escreva no blognacorrida@gmail.com. Você também me encontra no instagram @rodrigofloresnacorrida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.