Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Nike lança 40ª edição do Pegasus, clássico dos tênis de corrida

Modelo preserva características, segue versátil e mantém foco no corredor médio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Blog de corrida de rua também é cultura.

Assisti recentemente ao filme "Air", que conta os bastidores do lançamento do Air Jordan, o calçado esportivo mais conhecido do mundo. Na trama, executivos da Nike tentam assinar um contrato de patrocínio com um jogador novato de basquete chamado Michael Jordan. Em jogo, a criação de uma linha de tênis exclusiva para ele – no caso, os Air Jordans. O atleta estava reticente e dizia preferir um acordo com Adidas ou Converse, marcas mais consolidadas no basquete, em vez da Nike, vista então como uma empresa focada em corrida.

De fato, a Nike do início dos anos 1980 associou seu nome às corridas. E um dos responsáveis por esse vínculo foi a linha Pegasus. Desenvolvido para agradar o corredor médio, o tênis era versátil, entregava uma experiência satisfatória em diferentes distâncias, e era vendido a um preço considerado acessível – na época, o par custava US$ 50.

Nike Pegasus chega à sua 40ª edição
Nike Pegasus chega à sua 40ª edição - Divulgação

Em resumo, o Pegasus era o tênis do dia-a-dia para o corredor amador – ou seja, para quase todo mundo. E a popularização da corrida de rua das décadas seguintes trouxe consigo a consolidação do Pegasus como uma referência em equipamento esportivo.

Por que toda essa digressão? Porque estamos em 2023 e a Nike acaba de lançar o Pegasus 40. A 40ª edição chega com algumas melhorias em relação à edição do ano passado. Mudanças que atualizam o modelo, mas preservam a experiência de uso. O tecido está mais respirável, houve reforço de espuma do colarinho, e foram feitos ajuste na região do cadarço para acomodar quem tem pés com arcos de diferentes tamanhos. O tênis traz ainda duas cápsulas de Zoom Air, na parte dianteira dos pés e no calcanhar, para ajudar no amortecimento e responsividade. O peso do tênis é de 288 gramas no tamanho 42. Se não é dos mais leves, ao menos está compatível com outros modelos da mesma categoria.

Mesmo com a evolução tecnológica nas últimas quatro décadas, a Nike manteve o foco do Pegasus no corredor médio. Sem abrir números, diz ser o seu modelo mais "popular". Apesar disso, o preço segue a linha dos concorrentes e encosta nos 4 dígitos. O Pegasus 40 está à venda no site da Nike a partir de R$ 999.

E você, já teve um Nike Pegasus? O que achou? Conte nos comentários ou escreva para blognacorrida@gmail.com. Se preferir, pode me mandar mensagem no Instagram @rodrigofloresnacorrida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.