Nação churrasqueira

Muito churrasco, carnes e dicas gastronômicas

Nação churrasqueira - Larissa Morales
Larissa Morales

Aprenda a fazer bacon em casa

Receita sem conservantes dura sete dias na geladeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presente nos mais variados lanches, recheios e molhos, o bacon é praticamente uma unanimidade nos mais diversos paladares –são poucos os que resistem.

E se eu te disser que é possível produzir seu próprio bacon no fogão da sua casa? E, melhor ainda, de uma maneira mais saudável, sem aditivos químicos como sal de cura e estabilizantes presentes nos bacons industriais.

.
Bacon caseiro, com receita de Larissa Morales - Larissa Morales

Para preparar seu bacon, você vai precisar de serragem ou lascas de lenhas frutíferas, uma bela barriga de porco bem carnuda com couro, sal e açúcar (que são conservantes naturais). Só com esses quatro ingredientes já é possível preparar um bacon caseiro.

Se você quiser ir além, pode acrescentar outras especiarias como cravo, canela, anis estrelado, erva doce, pimenta do reino em grãos, sementes de mostarda ou coentro em grãos, cascas de laranja ou limão. Vai da sua imaginação e paladar.

É possível fazer bacon no forno ou no fogão, e é muito mais simples do que se imagina.

O primeiro passo é escolher bem uma barriga de porco com couro em torno de 800g —sugiro não passar de 1 kg pois, como este bacon não tem conservantes, dura até uma semana na geladeira.

O próximo passo é fazer uma cura, que é a mistura de temperos, na proporção de 3% de sal e 1% de açúcar. É só multiplicar o peso da carne por essa porcentagem. Por exemplo: 800 g x 3% = 24 g, e 800 g x 1% = 8 g.

Neste processo, eu fiz uma cura líquida em que a barriga de porco ficou toda coberta por esses ingredientes, e ainda adicionei uísque para trazer mais sabor a minha receita.

Na cura líquida é necessário pesar a água para fazer esta proporção de temperos. No meu caso, a água pesou 500 g —somando com o bacon de 800 g, o peso total deu 1,3 kg.

Deixei a barriga de porco totalmente submersa em um recipiente de vidro com tampa curando por três dias. Dá para deixar curando por até sete dias em geladeira, mas eu não tenho essa paciência toda.

Agora vamos ao preparo.

Para fazer no forno, é necessária uma assadeira com grades para que a fumaça pegue em toda a superfície da barriga. Na parte de baixo da assadeira, adicione a lenha e os grãos, e deixe em fogo baixo 160 C entre 2 a 3 horas. O couro deve ficar transparente, e o bacon, totalmente dourado.

No fogão pode ser feito em uma panela de vapor. Embrulhe serragem ou lascas de madeira e faça furos na parte de cima para sair fumaça. Este pacote de alumínio fica no fundo da panela e, no outro acessório desta panela, coloque o bacon. Existem panelas defumadoras no mercado, ou dá para usar. apenas a grelha para utilizar na própria panela de casa.

A defumação pode levar até duas horas em fogo baixo. Anote os ingredientes e aproveite!


Bacon caseiro com uísque

INGREDIENTES

800 g barriga de porco carnuda com couro

500 g de água

40 g de sal

13 g de açúcar

50 ml de uísque

4 unidades de anis estrelado

1 colher de sopa de pimenta do reino em grão

1 colher de sopa de erva doce

1 colher de sopa de coentro em grão

1 xícara de serragem

PREPARO

Misture a água com uísque, o sal e o açúcar até dissolver.

Leve a barriga de porco nesta mistura para que fique submersa por três dias em geladeira.

Seque bem a barriga de porco e prepare a panela com a serragem e os temperos em grãos. Coloque a barriga de porco com o couro virado para cima, tampe e deixe em fogo baixo por duas horas, até o couro ficar vitrificado (translúcido) e o bacon ficar dourado. Se tiver um termômetro, a temperatura interna deve atingir 65º C.

Deixe esfriar para fatiar. Consuma em até sete dias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.