Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Série de podcasts aborda ciência com moradores de Heliópolis

Programa "Helipa na Ciência" tem seis episódios e é apresentado por jovens da comunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Observatório De Olho Na Quebrada, ligado a uma associação comunitária de Heliópolis, publicou no Spotify uma série de podcasts sobre ciência. O programa tem o objetivo de popularizar o tema na maior favela de São Paulo.

Série de podcasts aborda ciência com moradores de Heliópolis
Série de podcasts aborda ciência com moradores de Heliópolis - Eduardo Knapp/Folhapress

O Helipa na Ciência, como a série é chamada, é apresentado por dois jovens da comunidade, Sabrina Oliveira, 22, e Moroni Henrique, 20 –ambos são estudantes da Universidade Federal do ABC. A primeira cursa políticas públicas e ciências econômicas, e o segundo, licenciatura em ciências humanas.

A série foi transmitida na Rádio Heliópolis em outubro do ano passado. Na época, os seis episódios semanais foram gravados ao vivo e duraram duas horas cada um. Agora, a produção do programa selecionou os melhores momentos dos episódios e publicou, no Spotify, seis episódios com cerca de 30 minutos –eles estão disponíveis na plataforma desde 27 de março.

Entre os temas abordados estão mudanças climáticas, economia popular, saúde e poluição. Todos os assuntos foram escolhidos pelos próprios moradores da comunidade, segundo Cilene Victor, professora de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e uma das organizadoras da iniciativa.

"Gostamos muito da horizontalidade do projeto e decidimos que a comunidade deveria escolher os temas. Então, a molecada e os pesquisadores do observatório fizeram a pesquisa de opinião e dali saíram os seis temas", diz.

"Nós recomendamos nomes para serem entrevistados, como representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, mas eles também foram sugerindo especialistas", acrescenta.

O projeto ainda incluiu oficinas para os jovens do observatório. Antes da transmissão dos episódios, por exemplo, os professores deram aulas para os participantes do grupo sobre locução, assessoria de imprensa, introdução ao jornalismo e checagem de fatos.

Os seis episódios podem ser encontrados no Spotify, buscando na plataforma "Helipa na Ciência". O projeto é financiado pelo Instituto Serrapilheira.

Episódios:

* Direito à cidadania e à moradia - Cultura periférica/Genocídio da juventude negra/ Identidade, gênero e raça

* Poluição: sonora, atmosférica, visual e lixo

* Saúde

* Mudanças Climáticas e desastres, como enchentes, inundações, estiagem e seca

* Economia: emprego e renda, aumento dos preços e do custo de vida

* A formação de cientistas da quebrada

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.