Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu mudança climática tecnologia

Organizações ambientais criam Diário do Clima para monitorar municípios

Ferramenta acompanha diários oficiais de 110 cidades brasileiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A plataforma Diário do Clima foi lançada no fim de agosto com o objetivo de agregar dados e permitir o monitoramento de decisões ligadas ao meio ambiente e ao clima nos diários oficiais dos municípios brasileiros.

Dentre as ações incluídas na ferramenta estão aquelas relacionadas ao uso e ocupação do solo, mitigação das mudanças climáticas, emissão de poluentes e preservação da biodiversidade.

Ilustração mostra resultado do aquecimento global.
Ferramenta acompanha decisões ligadas ao meio ambiente e ao clima em diários oficiais de 110 cidades brasileiras - Meyrele Nascimento/Sou_Ciência

Por meio de inteligência artificial e utilizando a base de dados Querido Diário, uma plataforma de código aberto, o sistema transforma os documentos dos diários oficiais em textos pesquisáveis e categoriza as informações ligadas ao clima.

Atualmente, a ferramenta conta com os diários oficiais de 110 cidades brasileiras e pretende chegar a 2.420 municípios disponíveis.

O Diário do Clima foi criado por seis organizações ligadas às questões ambientais –((o))eco, Eco Nordeste, Agência Envolverde, InfoAmazonia, Open Knowledge Brasil e Projeto #Colabora– com apoio da Google News Initiative.

A versão gratuita possibilita buscas por palavras-chave e CNPJs, filtros por municípios e a visualização de diários dos últimos três meses. O formato pago custa R$ 19,90 por mês, e permite acessar todo o banco de dados, criar filtros inteligentes e alertas personalizados.

A plataforma é recomendada pelos criadores para jornalistas, pesquisadores, ativistas e organizações sociais. O Diário do Clima pode ser acessado através de seu site.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.